Cotidiano

Encontro debate sobre Amazônia do século XIX; inscrições seguem abertas

Conteúdo da programação é destinado a professores e alunos de História

Estão abertas as inscrições para a primeira edição do Seminário Dimensões da Amazônia Oitocentista: diálogos sobre sujeitos, terras e águas, promovido pelo curso de História da Universidade Estadual de Roraima (UERR), em parceria com professores da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e do Instituto Federal do Amazonas (IFAM)

O encontro será entre os dias 21 e 22 de outubro. O conteúdo da programação é destinado a professores e alunos de História, das instituições públicas e privadas, e demais interessados na temática. O evento será ministrado de forma on-line por meio das plataformas Google Meet e Streaming.

Para participar, é necessário acessar o link da página do evento e efetuar a inscrição até o dia 20 deste mês. No endereço eletrônico também constam todas as informações sobre as atividades e seus respectivos horários.

Conforme a professora da Uerr, Maria José dos Santos, o evento é uma iniciativa de um grupo de pesquisadores que estudam a Amazônia do século XIX. “Estaremos com diversas mesas, debatendo diferentes temas, como trabalhadores, questões agrárias, cabanagens, fronteiras, conflitos, e o objetivo é fazer a integração dessas pesquisas”, disse.

Segundo ela, o Seminário será um momento enriquecedor para os participantes, uma vez que terão a oportunidade de assistir as apresentações de pesquisas de mestrado e doutorados desenvolvidos com base nessa temática, além de trabalhos de pesquisadores.

O professor da UFAM, Davi Leal, ressaltou que a ideia é conectar a rede de pesquisadores que estudam a Amazônia no século XIX. “Com isso, o evento abre um leque de possibilidades de ensino para quem se interessa pela temática”, destacou.