Cotidiano

EndoMarcha chama atenção para prevenção da endometriose

Marcha faz parte da programação da Semana de Conscientização e Enfrentamento à endometriose

Para finalizar a programação da Semana Estadual de Conscientização e Enfrentamento à Endometriose, neste sábado (30), será realizada a EndoMarcha, marcha mundial para sensibilização da população a respeito da endometriose. A concentração será na praça do Centro Cívico, a partir das 8h. Logo mais, às 9h, iniciará a caminhada.

Essa é a 6ª edição do evento no Brasil e a 3ª em Boa Vista. De acordo com a coordenadora do evento, Nathália Veras, a iniciativa é uma manifestação pacífica que tem o intuito de divulgar a causa para o público em geral, especialmente as mulheres. “Apesar de ser uma doença comum, ainda é pouco conhecida, por isso a necessidade da divulgação.”

Outro ponto destacado por Nathália é com relação ao reconhecimento da doença como interesse social. “As portadoras da doença deixam de produzir para a sociedade, nos seus trabalhos, de participar da vida familiar, por conta das fortes dores causadas pelas cólicas”, disse.

A Procuradoria Especial da Mulher, da Assembleia Legislativa de Roraima, é apoiadora da causa.  Para a procuradora-adjunta especial da Mulher, Socorro Santos, o evento finaliza a Semana de Enfrentamento. “A Semana é resultado da Lei 1.111/16 [que institui a Semana Estadual de Educação Preventiva e de Enfrentamento à Endometriose] e nós iremos encerrar com esse grande evento de conscientização”, concluiu.

Endometriose

A doença é caracterizada pela presença do endométrio – tecido que reveste o interior do útero – fora da cavidade uterina, ou seja, em outros órgãos da pelve: trompas, ovários, intestinos e bexiga.

Alguns sintomas indicam que a mulher pode ter endometriose. São eles: cólica menstrual forte, dor na relação sexual, dor entre as menstruações, infertilidade, dor ao defecar ou ao urinar, sangramento na urina ou nas fezes. Caso a mulher perceba estes sintomas, o primeiro passo é consultar um médico ginecologista.

 

Programação da EndoMarcha

 

 

8h –      Abertura das atividades da EndoMarcha

             Café Musical – Cantor Halisson Crysthian

             Participação: equipe da Procuradoria Especial da Mulher e convidados

             Local: Praça do Centro Cívico

 

8h30 –  Zumba com o Professor Herbert Lima

             Participação: equipe da PEM e convidados

             Local: Praça do Centro Cívico

         

9h    –  EndoMarcha

             Participação: equipe da PEM e convidados

             Local: Praça do Centro Cívico (croqui em anexo)

 

11h –    Panfletagem

             Participação: equipe da PEM e convidados

             Local: Avenida Jaime Brasil

 

12h  –   Encerramento