Cotidiano

Enfermeiros paralisam e pedem melhorias no salário e no trabalho

A deflagração do movimento foi anunciada para a Folha pelo presidente do sindicato da categoria, Melquisedek Menezes

AYAN ARIEL

Editoria de Cidades

Os profissionais de enfermagem de Roraima irão paralisar as atividades na próxima quarta-feira (23). A informação foi confirmada para a Folha pelo presidente do Sindprer (Sindicato dos Profissionais de Enfermagem do Estado de Roraima), Melquisedek Menezes.

As principais motivações da categoria são a modernização do PCCR (Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração) e a revisão geral anual, não repassada desde 2016 pelo governo estadual, além da progressão funcional, que ainda não está sendo paga.

“Hoje a categoria é a que mais trabalha na saúde e a que é menos valorizada; há muito tempo nós já vínhamos nessa luta em busca de valorização. Não cansamos de buscar o diálogo e informamos à Sesau o nosso pedido de uma agenda efetiva, pois promessas são feitas, mas não há execução”, explicou Menezes.

“Quando a gente fala de valorização, a gente fala de assistência e condições de trabalho e, hoje, todas as reclamações que o sindicato fez para as autoridades competentes foi em detrimento de melhores condições de trabalho. É inadmissível a forma como estamos trabalhando, pois os sinistros acontecem e ninguém faz nada”, argumentou o presidente da Sindprer.

Melquisedek pontua que nada mudou para a enfermagem durante os dez primeiros meses de mandato do Governador Antonio Denarium e deixa claro que se deve haver um planejamento incessante para oferecer uma saúde com mais qualidade para a população. “A área necessita de atenção e investimento, principalmente na valorização de quem mais está ao lado do paciente”.

O sindicalista frisa que situação é tão caótica a ponto de a população depender da realização de feijoadas beneficentes para custear procedimentos que precisem ser feitos fora do Estado. 

“Esses fatos foram apresentados pelo sindicato para a Assembleia e já são de conhecimento da Sesau, do Ministério Público e até mesmo do Governador, o que está sendo externado pela categoria com essa paralisação”, disse.

Após a paralisação do dia 23, será convocada pelo Sindprer uma nova assembleia da categoria para definir quais serão as próximas deliberações, porém ainda há a expectativa de um possível retorno do poder executivo para as pautas deliberadas pela enfermagem.

Sesau

Por meio de nota, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) esclarece que até o presente momento não foi notificada sobre a paralisação de 24 horas dos profissionais de enfermagem, conforme anunciado ontem, dia 16, pela direção do SINDPRER-RR (Sindicato dos Profissionais de Enfermagem de Roraima).

A Sesau entende que é um direito do profissional cobrar por valorização em seu ambiente de trabalho, entretanto, cabe ressaltar aqui que os pontos apresentados pela categoria para justificar o ato se tratam de competência orçamentária, fato que é de conhecimento público e que vem sendo tratado de forma responsável pelo governador Antonio Denarium.

A secretaria disse ainda que, na sua visão, o melhor caminho continua sendo o diálogo, e se coloca sempre aberta para ouvir as reivindicações de todas as categorias que atuam na saúde do Estado, e espera que os profissionais da enfermagem do Estado entendam que independente que qualquer situação, o acesso ao serviço de saúde pela população precisa ser respeitado.