Cotidiano

Entenda o cronograma de vacinação em Roraima

Saiba quais documentos apresentar para receber coronavac no Estado

A população em Roraima que não faz parte do grupo prioritário para vacinação precisará aguardar a conclusão das primeiras etapas e chegada de novas doses para se imunizar contra a covid. A data para início da aplicação da vacina para os demais ainda não tem uma data certa para iniciar.

Segundo o Governo do Estado, nesse primeiro momento serão vacinadas pessoas com 60 anos institucionalizadas (que vivem em casas de apoio), população indígena e trabalhadores da saúde. A expectativa é concluir até a próxima sexta-feira a vacinação de todos os profissionais de saúde. A primeira etapa consiste na aplicação da vacina e após 14 dias poderá ser iniciada a segunda etapa.

“O Estado de Roraima seguirá as recomendações do MS, com a vacinação destinada inicialmente aos grupos mais suscetíveis ao Coronavírus. É importante ressaltar que  nesse primeiro momento nossa meta é imunizar cerca de 44.000 pessoas e seguir o quanto antes  com o planejamento da segunda etapa”, ressaltou o secretário estadual de saúde, Marcelo Lopes, durante coletiva de imprensa nesta terça-feira, 18.

Nas áreas indígenas a logística seguirá a entrega por via terrestre, aérea e fluvial, de acordo com a necessidade de cada comunidade. “O trabalho de vacinação será coordenado pelo Núcleo Estadual do Programa Nacional de Imunização (Nepni) e já inicia hoje com a distribuição das doses para o município de Boa Vista e os Distritos Leste e Yanomami, amanhã será feita a entrega simultânea para os demais municípios por meio do deslocamento de seis equipes”, complementou.

A população poderá inclusive acompanhar o percentual de doses aplicadas por meio do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização, do Ministério da Saúde. “Para a campanha nacional de vacinação contra a COVID-19, o registro da movimentação das vacinas recebidas e das doses aplicadas deverão ser feitos no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização. O Núcleo Estadual será responsável pela coordenação, recebimento, armazenamento, expedição e distribuição dos insumos”, ressaltou o secretário.

Saiba quais documentos apresentar para se vacinar

Para se vacinar, os membros dos grupos prioritários precisam seguir algumas orientações e comprovar por meio de documentos a necessidade de imunização.

Para os trabalhadores de saúde será solicitado documento que comprove a vinculação ativa do trabalhador com o serviço de saúde ou apresentação de declaração emitida pelo serviço de saúde.

Para pessoas de 60 a 80 anos ou mais será solicitado o documento que comprove a idade. 

Para a população indígena A vacinação será realizada em conformidade com a organização dos Distritos Sanitários Especiais Indígena (DSEI) nos diferentes municípios

Para os que fazem parte dos grupos com comorbidades mantém-se a necessidade de prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina, que deverá ser apresentada no ato da vacinação.

Os professores de nível básico ao superior a será solicitado documento que comprove a vinculação ativa do professor com a escola ou apresentação de declaração emitida pela escola.

As forças de segurança e salvamento e os funcionários do sistema prisional será solicitado documento que comprove a vinculação ativa com o serviço de forças de segurança, salvamento e sistema prisional, ou apresentação de declaração emitida pelo serviço em que atua.

Confira a tabela com a população alvo para vacinação distribuídas por grupos prioritários em Roraima