Cotidiano

Entidades repudiam leilão de escola estadual

Eles querem que o prédio seja reformado e transformado em uma Escola de Aplicação dos cursos de licenciatura da UERR, uma biblioteca pública estadual ou municipal, um museu da educação roraimense ou que tenha outra finalidade relacionada à educação públic

Entidades locais divulgaram, neste domingo (31) uma carta de repúdio à iniciativa do Governo de leiloar o prédio histórico da Escola Estadual Diomedes Pinto Souto Maior.

Eles querem que o prédio seja reformado e transformado em uma Escola de Aplicação dos cursos de licenciatura da UERR, uma biblioteca pública estadual ou municipal, um museu da educação roraimense ou que tenha outra finalidade relacionada à educação pública.

De acordo com o documento, sempre que um prédio escolar é descaracterizado, destruído ou transformado em qualquer outra coisa, parte desta história também se perde. Em Boa Vista, já existem vários exemplos do descaso com o patrimônio arquitetônico que conta a história da educação roraimense.

A Escola de Formação de Professores de Boa Vista foi entregue à Polícia Militar, a Escola Ursinho Feliz foi abandonada dentro do Parque Anauá, a Escola 31 de Março transformou-se em um prédio do corpo de Bombeiros, no lugar do prédio da Secretária Estadual de Educação hoje existe um terreno baldio, a Escola Diomedes Pinto Souto Maior é um prédio abandonado que em breve deve ser leiloado.

Ainda conforme a carta, esses prédios escolares, ao necessitarem de reformas ou mesmo de reorganização da oferta de ensino público, foram abandonados. O poder público deixou que o patrimônio se deteriorasse para lhes imprimir outra finalidade, que muitas vezes descaracteriza a sua história. Pior ainda é leiloar, entregar a qualquer finalidade um prédio que abrigou uma das primeiras escolas da cidade de Boa Vista e que recebeu o nome do professor Diomedes Pinto Souto Maior, pioneiro da educação roraimense.

Entidades que assinaram a carta:

Comitê Estadual em Defesa da Escola Pública de Roraima Seção Sindical dos Docentes da UFRR – SESDUF

Seção Sindical dos Docentes da Universidade Estadual de Roraima – SINDUER

Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Roraima – SINTER

Associação dos Estudantes de Roraima – ASSOER

Movimento Organizado dos Trabalhadores em Educação – MOTE

Coletivo de Servidores da Educação Municipal de Boa vista – COSEMBV

Associação Nacional de Pesquisa em Educação (ANPUH/RR)

Fórum pelos Direitos & Liberdades Democráticas

Unidade Classista – UC

União da Juventude Comunista de Roraima – UJC/RR

Núcleo Rosa Luxemburgo Grupo de pesquisa: conflito e violência no contexto educativo

Coletivo Roda de Prosa

PET Letras

PET Intercultural

Diretório municipal do PSOL Boa Vista

Partido Comunista Brasileiro – PCB

Prédio abandonado será leiloado nos próximos dias, diz Segad – Folha de Boa Vista (folhabv.com.br)

Publicidade