Cotidiano

Equipe da Estácio garante vaga para etapa nacional

A competição regional reuniu ao todo 700 equipes de todo o Brasil

Roraima está entre os estados da federação que vão participar da etapa nacional da Maratona SBC de Programação, que será realizada no mês de novembro em Campina Grande, na Paraíba. Uma equipe do Centro Universitário Estácio da Amazônia garantiu uma das cinco vagas destinadas para a região norte, durante a fase regional que aconteceu no último final de semana. Apenas nesta terça-feira, 17, após prazo de recursos, os resultados foram liberados para divulgação.

A competição regional reuniu ao todo 700 equipes de todo o Brasil. Em Roraima, a equipe da Estácio ficou em primeiro lugar, onde teve também times da Universidade Federal de Roraima (UFRR) e da Universidade Estadual de Roraima (UERR). Na região Norte, a equipe roraimense ficou em sexto lugar e no ranking nacional aparece em 147º lugar.

Os alunos da Estácio que vão para etapa nacional são do curso de Tecnologia da Informação: Elson Araújo Junior, Wellington Lopes e Guilherme Saraiva. Para o estudante Wellington, os preparatórios realizados pela Estácio foram fundamentais para o bom desempenho da equipe. “Por conta dos treinamentos para a maratona, nós aprimoramos a nossa capacidade de resolução de problemas, trabalho sobre pressão e em equipe, e considero que tudo isso nos deixará mais preparados para o mercado de trabalho também. Nós estudamos bastante e nos sentimos honrados por representar o nosso estado”, afirmou.

MARATONA 2019

Considerada a maior competição de programação de computadores do país, o evento é uma realização da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e existe desde o ano de 1996. A Maratona se destina a alunos de Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Sistemas de Informação e Matemática.

O objetivo é promover nos alunos a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão. De acordo com a SBC, as instituições e principalmente as grandes empresas da área têm valorizado os alunos que participam da Maratona.

Os acadêmicos disputam em equipe, composta por três pessoas. Eles precisam solucionar, durante cinco horas, o maior número de problemas através da construção de softwares, utilizando conhecimentos de algoritmos, estruturas de dados, lógica, matemática e de linguagens de programação. Ganha a equipe que resolve as questões no menor tempo possível e com menor quantidade de tentativas de resoluções.

A etapa nacional da Maratona SBC de Programação vai acontecer de 7 a 9 de novembro, em Campina Grande (PB). Os times vão competir na Maratona nacional, de onde os melhores serão selecionados para participar das Finais Mundiais do evento.