Cotidiano

Equipe de Boa Vista conquista bronze na Olimpíada Brasileira de Robótica

Conquista foi na categoria modelagem virtual; I´Robot competiu com 10 equipes de alto nível de todo o Brasil

A equipe “I Robot”, do Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI) de Boa Vista, conquistou a medalha de bronze na categoria modelagem virtual na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). Os competidores de Roraima disputaram com 10 equipes de alto nível de todo o Brasil. 

O grupo ficou em 1° lugar (nível 1) na etapa estadual do evento, modalidade: simulação, garantindo a vaga para a etapa nacional que ocorreu entre os dias 11 e 15 de outubro. O coordenador Bruno Reis destacou as novidades da competição e a preparação dos integrantes durante todo o ano.

“Esse ano foi uma competição com nível mais elevado, e nossa equipe obteve um excelente resultado, conquistando o 3° lugar na Prática Virtual Apresentação – Modelagem Virtual. A equipe elaborou um projeto no computador, que simula o comportamento de um robô em missões físicas, seguindo os desafios da OBR”, disse.

Trabalho

A modelagem do projeto foi executada em novos softwares de computador onde o robô foi preparado para a competição, como se a apresentação ocorresse no formato físico. A equipe trabalhou com um novo conjunto de peças que permitem a construção criativa de robôs e dispositivos dinâmicos, chamado “Spike Prime”, que pertencente a linha Lego.  As mudanças cobraram novas competências dos integrantes que se adaptaram as mudanças com muito treino para a competição durante todo o ano.

Para o capitão da “I Robot”, Luciano Sampaio, a conquista é muito gratificante por ficar entre as melhores equipes do país. “Tivemos sucesso na etapa estadual, fizemos ajustes para a nacional, e durante a apresentação para a banca avaliadora da OBR, obtivemos uma ótima colocação na categoria, nos esforçamos muito e agora estamos colhendo os frutos desse trabalho desenvolvido em 2020”, comemorou.

A equipe segue agora para a o próximo desafio, o Torneio de Robótica First Lego Leagem – (FLL), onde os integrantes constroem robôs baseados na tecnologia Lego Spike Prime, que devem ser programados para cumprir uma série de missões.

Centro

As aulas presencias no CCTI retornaram no início de outubro de forma intercalada, de terça à sexta-feira, no período da manhã (8h às 10h) e a tarde (14h às 16h). As turmas são compostas por 7 a 8 alunos, com a disponibilização de três laboratórios, seguindo todos os protocolos de saúde.

Desde 2016, a robótica é desenvolvida no CCTI e em 2018, ela foi inserida no dia a dia dos alunos das escolas municipais. A implantação de mais esta ferramenta de ensino em sala de aula veio transformar o cotidiano dos estudantes de Boa Vista.

Conquistas

2016 – Programa de Lançamento de Robótica no CCTI; Realização do 1º Torneio Municipal de Robótica.

2017 – Realização do 2º Torneio Municipal de Robótica; 1ª participação na etapa estadual da OBR – Modalidade Teórica e Prática (1ª classificação na etapa nacional – Modalidade Prática); 1ª participação na etapa Regional do Torneio FLL Prêmio “Contra Todas as Adversidades”; 1ª participação na etapa Nacional da OBR – Modalidade Prática (Ouro Estadual).

2018 – 2ª participação na etapa estadual da OBR – Modalidade Teórica e Prática; 2ª participação no Torneio FLL – Etapa Regional. (Classificação como melhor equipe da competição e 1ª classificação para Etapa Nacional).

2019 – 1ª participação na etapa nacional no Torneio FLL; 3º Participação na OBR – Modalidade Teórica e Prática (Premiação da OBR Modalidade Teórica: 1 Medalha de Prata e 1 de Honra ao Mérito).

2020 – 3ª participação na etapa regional do Torneio FLL (classificação entre as cinco melhores equipes, com ênfase em Projeto de Pesquisa e 2º classificação para Etapa Nacional no Torneio FLL); 2ª participação na etapa nacional do Torneio FLL (3ª colocada na categoria Core Values e 1º Classificação para etapa Internacional); 4ª participação na etapa regional e nacional da OBR (Regional: 1ª colocada Nacional: 2ª colocada).