Cotidiano

Equipe de robótica participa de primeiro dia de competição

Torneio First Lego League teve início nesta sexta-feira, 7, e segue até este sábado

A equipe I,Robot, formada por estudantes do Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI), da Prefeitura de Boa Vista, está participando pela terceira vez do First Lego League, maior torneio de robótica da região Norte. A competição iniciou nesta sexta-feira, 7, e segue até sábado, 8, em Manaus, Amazonas, com a participação de 27 equipes.

Para defender o título de campeões, os estudantes do CCTI apresentam um projeto de inovação voltado à primeira infância – fase que vai da gestação aos seis anos. A I,Robot é formada por Luciano Sampaio, João Ribeiro, Reldson Souza, Matteus Giordani, Sophie Nascimento, Ereu Santana, Hugo Santos, João Henrique Dias, Lucas Costa e Karinny Feijó.

O desafio deste ano foi trabalhar o tema “City Shaper (cidade inteligente, cidade modelada). Como Boa Vista é a capital da Primeira Infância, a equipe decidiu inovar trazendo soluções para a primeiríssima infância, fase que abrange os três primeiros anos de vida.

Os alunos desenvolveram um projeto com o objetivo de aperfeiçoar o lazer das crianças nessa faixa etária, explicou João Vitor Ribeiro, integrante da equipe.

“A gente pensou em trabalhar a primeiríssima infância porque é uma das idades que o ser humano mais aprende em toda a sua vida e nós pensamos em algo para melhorar ainda mais o lazer em nossa cidade para a criançada como, por exemplo, brinquedos para a altura delas, que é aproximadamente 95 cm”, disse.

Neste primeiro dia de competição, os estudantes passaram por avaliações: design do robô (montagem) desafio do robô (programação), projeto de inovação (solução de algum problema na cidade) e Core values (comportamento e trabalho em equipe).

No desafio da Mesa são três rounds oficiais que definem o resultado, um ocorreu na tarde desta sexta e dois ocorrem no sábado, último dia de competição. As oito melhores equipes da etapa regional se classificam para a etapa nacional que vai acontecer em São Paulo.

Equipe se destaca em competições regionais e nacionais

Na temporada 2018/2019, a I,Robot foi a primeira colocada na etapa regional do First Lego League, que é realizado pelo Serviço Social da Indústria (SESI), classificando-se para a etapa nacional que ocorreu em 2019, no Rio de Janeiro.

O torneio reúne equipes do Norte do Brasil e, por isso, as dez crianças de Boa Vista trabalharam incessantemente no aperfeiçoamento do projeto para este desafio. Com mais experiência e garra, a equipe pretende manter o título e conquistar mais uma vez uma vaga na competição nacional.

“A gente veio defender, garantir e manter esse título de campeões. A FLL é uma competição única. Desde o lançamento da temporada, em setembro, a gente vem estudando algumas coisas, e se preparando para o torneio”, disse Luciano Sampaio, capitão do time.

O secretário de Tecnologia e Inclusão Digital, Honei Wilson da Rocha Maceió, acompanhou de perto o desempenho da equipe.

“A Prefeitura de Boa Vista é bem orgulhosa desses meninos. Essa visão da prefeita Teresa em incluir a inovação na gestão pública e o cuidado com a primeira infância foi determinante, inclusive esse ano, para que eles fossem atrás de um objetivo maior, desenvolvimento de uma meta, em prol da primeira infância”, destacou.