Cotidiano

Erick Linhares é escolhido novo desembargador do Tribunal de Justiça

Magistrado foi escolhido pelo critério de merecimento e deverá tomar posse como novo desembargador 

O juiz de Direito Erick Cavalcanti Linhares Lima foi escolhido como novo desembargador do Tribunal de Justiça da Roraima. Ele sucede o desembargador Jefferson Fernandes, que se aposentou no ano passado. 

A escolha, pelo critério de merecimento, ocorreu nesta quarta-feira (3) durante a 13ª sessão ordinária administrativa do Tribunal Pleno, conduzida pelo presidente da Corte, desembargador Cristóvão Suter e pela relatora do processo, desembargadora Tânia Vasconcelos.

Cinco desembargadores votaram pela promoção do juiz Erick Linhares, e três atribuíram maior pontuação ao juiz Luiz Fernando Castanheira Mallet. A juíza Graciete Soto Mayor completou a lista tríplice. 

Biografia

Erick Linhares é juiz titular da Vara da Justiça Itinerante e Coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania Cível (Cejusc). É Bacharel em Direito pela Universidade do Amazonas, turma 1991. 

Pós-graduado em Direito Civil pela Universidade do Amazonas, turma 1996. Doutor em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília, turma 2011 e é Pós-Doutor pela Universidade de Coimbra, em Portugal, turma 2012 e pela Jus Gentium Conimbrigae – Universidade de Coimbra, em Portugal, turma 2013. 

Ingressou na magistratura em 5 de janeiro de 2001 no cargo de Juiz Substituto do Tribunal de Justiça do Estado de Roraima. Promovido em 20 de setembro de 2001 a Juiz de Direito da Comarca de São Luiz do Anauá e atuou como titular do 2º Juizado Especial Cível (20/09/2001 – 18/03/2011).

Titular da Vara da Justiça Itinerante e Coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania Cível da Comarca de Boa Vista – CEJUSC. Participa do Conselho Diretor da Escola da Magistratura de Roraima.

É docente na Universidade Estadual de Roraima, onde ministra as disciplinas Direito Processual Civil IV,  Direito Tributário I e Direito Civil II, nos horários das 18:30h e também é docente na Escola da Magistratura de Roraima. 

Presidiu o Fórum Nacional de Juizados Especiais – FONAJE (2017-2018). Participou como palestrante do Curso para Formação de Magistrados no Amazonas com o tema: Juizados Especiais Cíveis, na cidade de Manaus, promovido pela Escola da Magistratura do Amazonas, entre 12 e 13 de março de 2020.