Cotidiano

Escala de trabalho de médicos passará por readequação, diz Sesau

Por dois finais de semana, pacientes que buscaram atendimento no HGR dizem que não há médicos na unidade de saúde

A falta de médicos em hospitais do Estado tem prejudicado o atendimento de quem precisa. Nesse último final de semana a redação da Folha BV recebeu mais uma denúncia referente a falta do profissional no Hospital Geral de Roraima (HGR), feita pela estudante Ingryd Gabriel da Silva, 25, que precisou de atendimento médico no sábado (24), mas ao chegar à unidade de saúde foi surpreendida com a ausência de um médico.

“Fui a primeira vez no sábado às 13h, mandaram eu e outros pacientes procurarem outro hospital, pois não tinha nenhum médico. Mesmo debilitada, voltei para casa, mas durante a madrugada minha situação piorou e retornei ao HGR”, contou a estudante. 

“Ao voltar ao HGR fui atendida por um médico da Coopebras. Fiz exames, fui diagnosticada com uma grave infecção, mas o médico não sabia onde era. Retornei para casa e quando voltei novamente para o hospital, na manhã de domingo [25], fiz mais exames e não tive um diagnóstico”, afirmou a estudante.

Segundo Ingryd, ainda na tarde de domingo voltou ao HGR para apresentar os exames, não havia nenhum médico no hospital. Além da falta do profissional, a estudante falou sobre a falta de preparo e empatia dos atendentes na recepção do hospital. 

“Fui à administração fazer uma reclamação formal e o rapaz muito mal educado disse que não podia fazer nada. Ele simplesmente mandou procurar outro hospital. Disse que o governo não contratou médicos e eles dependem só da boa vontade da cooperativa. Eu estava lá dentro e vi vários pacientes graves sem atendimento por falta de profissional. Estou indignada”, ressaltou. 

Governo diz que vai fazer readequação na escala de trabalho

A Secretaria de Saúde do Estado enviou nota à redação da Folha BV e afirmou que está em andamento uma readequação da escala de trabalho dos médicos que atuam no Hospital Geral de Roraima para garantir que as demandas sejam atendidas da melhor maneira possível. 

Ainda de acordo com a nota, a direção da unidade de saúde reforça que não compactua com nenhum tipo de conduta inadequada durante a prestação dos serviços e que qualquer postura equivocada será apurada de forma a garantir que a população roraimense continue sendo assistida, recebendo atendimento digno e de qualidade.

“É importante ressaltar que o HGR é um hospital de alta complexidade que atende as demandas de todo o Estado e que nas últimas semanas registra um aumento da demanda de pacientes que procuram a unidade hospitalar em busca de atendimento. Além disso, nos fins de semana as UBS´s (Unidade Básica de Saúde) não funcionam, o que causa o aumento no fluxo de pacientes no HGR”, concluiu a nota.

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