Cotidiano

Escola Ayrton Senna funcionará no prédio do Ana Libória

1.090 alunos do Ensino Médio serão transferidos temporariamente; Justiça determinou a reforma do prédio no prazo de 60 dias

Os estudantes da Escola Estadual Ayrton Senna da Silva terão um novo endereço escolar temporário. A unidade de ensino será transferida para o prédio da Escola Estadual Ana Libória, localizada no bairro Mecejana, e as aulas começarão a partir do dia 9 de setembro.

A Escola Ana Libória atende hoje 830 estudantes do Ensino Médio. O prédio agora será compartilhado e receberá mais 1.090 alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Ayrton Senna. Por conta disso, as aulas serão suspensas nesta segunda-feira, 2, e terça-feira, 3, em função das adequações na estrutura física da unidade para recepcionar os estudantes. As aulas na Escola Ana Libória serão retomadas na quarta-feira, 4 de setembro.

A Seed (Secretaria de Educação e Desporto) esclarece que a atual gestão encontrou o prédio da Escola Ayrton Senna em situação muito precária, com diversos problemas estruturais.

No ano de 2014, foi firmado um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) entre a Seed e o Ministério Público do Estado em que foi recomendada e pactuada a reforma do prédio escolar. 

Em razão do descumprimento do TAC, foi então instaurada a Ação Civil de Obrigação de Fazer e, recentemente, uma decisão judicial determinou a reforma imediata da escola dentro de um prazo de 60 dias, o que ocasionou transferência da unidade escolar.

Laudos técnicos emitidos por instituições como Corpo de Bombeiros Militar de Roraima e Defesa Civil, a pedido da Seed, apontam precariedade e riscos iminentes a todas as pessoas que circulam no local, inclusive com recomendação de interdição total do prédio.

“A decisão de transferência foi extremamente necessária como medida de segurança e como um ato de compromisso e responsabilidade com os estudantes, professores e demais servidores da Escola Estadual Ayrton Senna”, enfatizou a secretária de Educação, Leila Perussolo. “É importante destacar que duas unidades escolares distintas funcionarão no mesmo espaço, mantendo-se o mesmo quadro de docentes e servidores em cada escola”.

Em função destas adequações, as aulas da Escola Ayrton Senna foram suspensas e serão retomadas no próximo dia 9 de setembro. Quanto ao prédio antigo, este ficará à disposição da administração pública para adoção de providências cabíveis.