Cotidiano

Escola de Música de Roraima tem aulas suspensas

Denúncia relata que é devido a má estrutura do prédio

As aulas da Emur (Escola de Música de Roraima), agendadas para início da primeira quinzena de março, estão suspensas.  De acordo com uma denunciante, a causa da suspensão é devido a estrutura física do prédio.

“Hoje, depois de 37 anos servindo a sociedade Roraimense com aulas de musica gratuitas a todas as faixas etárias, sem distinção de credo, cor, raça, e classe social, teve suas portas fechadas por tempo indeterminado. Serão 1.000 alunos que deixarão de ter aula de musica nos mais diversos instrumentos neste ano de 2020” explicou a denunciante.

Sobre o assunto, o Governo do Estado relatou que o fechamento ocorre devido o Decreto Emergencial de Saúde Pública contra o novo coronavírus.

 A segunda razão diz respeito às tratativas que estão em articulação para transferir o funcionamento da Emur para outro prédio, pois não há estrutura no atual edifício para atender aos alunos. Há recomendações técnicas da Defesa Civil Estadual, CBMRR (Corpo de Bombeiros Militar de Roraima) e MPRR (Ministério Público de Roraima) que respaldam a decisão de suspensão das aulas.

A equipe técnica da Secult estuda junto ao Governo e parceiros algumas possibilidades de transferir a Escola para outro endereço.

Assim que for resolvida a situação, divulgará o novo local. Enquanto isso, pede que os pais e filhos se resguardem contra o COVID 19, adotando os procedimentos de saúde recomendados pela OMS (Organização Mundial de Saúde). Mesmo diante do problema do vírus, o Governo de Roraima não parou com as negociações para a Emur voltar a funcionar, isso por entender a importância cultural e histórica da Escola.

Outro lado – Desde o ano passado, a Secult tem feito articulações, inclusive com a bancada federal, para sanar problemas relacionados aos espaços destinados à operacionalização dos projetos culturais desenvolvidos, pois parte dos prédios estão sucateados pelo tempo. As articulações garantiram apoio financeiro oriundo de emendas parlamentares e vale ressaltar que os problemas são frutos de má gestão de outros momentos e que foram herdados pelo atual Governo.

A Emur faz parte dos projetos que estão contemplados para construção de novos prédios, no intuito de atender aos futuros talentos da música. As tratativas garantiram recursos na ordem de R$ 10 milhões para erguer o novo Centro Multicultural no Parque Anauá, o que depende de todos os trâmites burocráticos que estão em andamento.