Cotidiano

Escola realiza blitz educativa pelo combate ao abuso e exploração infantil

A campanha Faça Bonito Proteja Nossas Crianças e Adolescentes ganhou força ao passar dos anos, tornando-se a principal campanha nacional de combate e tendo como símbolo uma flor amarela

No dia 18 de maio é dia da Campanha Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infantil, a data foi escolhida após um triste caso acontecido em Espírito Santo onde uma menina de oito anos chamada Aracelis, foi violentada e morta após ser sequestrada, um caso sem desfecho até os dias de hoje. 

Por conta da data, a escola Estadual Girassol em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito  (Detran) realizou o desenvolvimento de concurso de cartazes e exibição de vídeos juntamente com os professores. A orientadora da escola, professora Altenice Amorim, falou sobre a importância do assunto entre os alunos.

“O mês de maio para nós da escola girassol, é um mês muito importante, o propósito maior é informar o corpo discente, acender o alerta e gerar um debate sobre o combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes”, contou. 

A gestora e professora Valquiria Cardoso também falou sobre a conscientização dessa data. “Nós estamos desenvolvendo esse trabalho conjunto com as crianças em orientação e sala multifuncional um trabalho em equipe com a escola para despertar em cada um a necessidade do cuidado com essas crianças e adolescente para que as crianças possam perceber a malícia e as coisas que poderão acontecer com elas, como elas se defenderem, como dizer não, como agir, a quem pedir ajuda”, disse.

A campanha Faça Bonito Proteja Nossas Crianças e Adolescentes ganhou força ao passar dos anos, tornando-se a principal campanha nacional de combate e tendo como símbolo uma flor amarela. Essa flor é como uma lembrança dos desenhos da primeira infância e associa a fragilidade de uma flor com a de uma criança.