Cotidiano

Escolas estaduais ainda têm vagas disponíveis para o EJA

Na capital Boa Vista, sete escolas estaduais ainda possuem vagas para a EJA; para efetuar a matrícula, basta se dirigir à secretaria da escola ou procurar a Central de Matrículas

Quem deseja retomar os estudos não pode perder a oportunidade: a Seed (Secretaria de Educação e Desporto) ainda possui vagas em sete escolas estaduais para a EJA (Educação de Jovens e Adultos).

As escolas são: Camilo Dias (bairro Buritis), Antônio Ferreira (Jardim Floresta), Maria das Dores Brasil (13 de Setembro), Antônio Carlos Natalino (Jóquei Clube) e os Colégios Estaduais Militarizados Maria dos Prazeres Mota (Santa Tereza), Luiz Ribeiro de Lima (Jardim Equatorial) e Jaceguai Reis Cunha (Asa Branca).

“É um compromisso do Governo do Estado a garantia de acesso à Educação a todos. Estamos intensificando nesta semana a campanha de matrículas para a Educação de Jovens e Adultos. Ainda temos vagas e os interessados devem ir direto às secretarias das escolas para fazer a matrícula”, destacou Rosângela Viana, chefe da Dieja (Divisão de Educação de Jovens e Adultos) da Seed.

Para efetuar a matrícula, o interessado deve ir direto à secretaria da escola escolhida e apresentar o documento de transferência (se for o caso, declaração, certidão ou outro similar) e documentos pessoais, como Registro Civil ou Cédula de Identidade, CPF, cartão de vacina atualizado e duas fotos 3×4.

Ou, se preferir, também pode procurar a Central de Matrículas, que agora está funcionando na antiga Escola Princesa Isabel, localizada na Avenida Silvio Botelho, n° 249, Centro, próximo ao terminal de ônibus, no horário das 8h às 13h.

 

EJA

 A EJA é destinada às pessoas que não tiveram acesso ou continuidade de estudos nos Ensinos Fundamental e Médio na idade própria. A EJA está prevista na LDBEN (Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei N° 9394/96).

 O Ensino Fundamental da EJA é destinado a pessoas maiores de 15 anos completos e o Ensino Médio para maiores de 18 anos completos. Ao concluir os estudos por meio da EJA, a pessoa está apta a dar continuidade em sua vida acadêmica.

 Na rede estadual de ensino da capital, 18 escolas ofertam a Educação de Jovens e Adultos. De acordo com o Calendário Escolar, o Ano Letivo 2020 teve início no dia 30 de janeiro e terá carga horária de 400 horas, distribuídas em, no mínimo, 100 dias letivos para cada ano/série.