Cotidiano

Escolas estaduais entram em recesso na próxima semana

O retorno das férias para a capital e interior será em 2 de agosto e no segundo semestre oito sábados serão dias letivos, incluindo feriados

VANESSA FERNANDES

[email protected]

O recesso escolar na rede pública do estado, tanto na capital quanto no interior, terá início na próxima sexta-feira (19). A previsão de retorno é para 2 de agosto.

Conforme a Secretária de Educação e Desporto (SEED), em Boa Vista o 3° bimestre vai de 5 de agosto a 7 de outubro e o 4° bimestre será de 8 de outubro a 16 de dezembro. No segundo semestre serão utilizados oito sábados como dias letivos, incluindo feriados.

No interior, o 3° bimestre vai de 5 de setembro a 9 de novembro e o 4° bimestre será de 11 de novembro a 21 de dezembro, com recesso escolar de 26 de dezembro de 2019 a 24 de janeiro de 2020. O retorno às aulas está previsto para 27 de janeiro com término em 15 de fevereiro. No segundo semestre, serão utilizados 11 sábados como dias letivos, incluindo sábados de feriados.

Já para as escolas indígenas, o 3° bimestre vai de 11 de outubro a 23 de dezembro e o 4° bimestre será de 27 de janeiro a 19 de março e no segundo semestre, serão utilizados 14 sábados como dias letivos, incluindo feriados.

Caso os responsáveis desejem realizar a transferência do aluno no segundo semestre, deverão dirigir-se à Central de Matrículas, que atualmente funciona no antigo prédio da Escola Princesa Isabel, localizada na Avenida Silvio Botelho, n° 249, Centro. A troca de unidade pode ser realizada a qualquer tempo, conforme a necessidade do estudante e disponibilidade de vagas.

ESCOLAS MUNICIPAIS – As escolas da Prefeitura de Boa Vista retornam do recesso nesta segunda-feira (15), segundo a Secretária Municipal de Educação e Cultura (SMEC). Caso os responsáveis desejem transferir seus filhos para outra escola no segundo semestre, devem verificar a existência de vagas na escola desejada. A SMEC informa ainda que o período para transferências encerra-se 15 dias antes de cada bimestre e é realizado somente via call Center, no número 0800-280-3536. De acordo com o calendário escolar municipal, o período letivo referente a 2019, terminará em 13 de dezembro.

Divulgada convocação para professores temporários na rede estadual

A Secretária de Educação e Desporto (SEED) divulgou edital de convocação dos classificados no processo seletivo simplificado de contratação temporária e formação de cadastro reserva para professor substituto, intérprete de libras e pessoal de apoio.

Ao todo, foram convocados nesta publicação 68 professores para a área rural e indígena. Os municípios contemplados foram Uiramutã (37), Alto Alegre (14), Bonfim (3), Pacaraima (3), Mupuru (3), Cantá (4) e Normandia (4). Segundo a SEED, o deficit de professores no estado é de 17 na capital, 27 na área rural e 101 nas escolas indígenas. Ainda, informou que uma nova convocação de professores indígenas está prevista para os dias 15 e 16 de julho e para o interior, o edital está sendo finalizado e deverá ser publicado também na próxima semana.

Na capital, os selecionados para atuar temporariamente como professores substitutos são das áreas de artes (2), filosofia (2), física (1), geografia (3), língua espanhola (2), língua portuguesa (2), matemática (4) e sociologia (1). Foram convocados também profissionais para apoio escolar (3), copa e cozinha (7) e interpretes de libras (2). 

Os selecionados para o preenchimento das vagas, tanto para a capital quanto para o interior, devem comparecer ao Departamento de Recursos Humanos da Secretaria de Estado da Educação e Desporto (SEED) na próxima segunda-feira, 15, munidos de foto 3×4, CPF, documento de identificação com foto, dados bancários, PIS/PASEP, título de eleitor, comprovante de quitação do Serviço Militar, para os candidatos do sexo masculino, comprovante de escolaridade com histórico escolar e de residência, certidão de Casamento e caso possua, de nascimento dos dependentes. A assinatura dos termos será por ordem de convocação e todos devem estar presentes às 8h para chamada nominal.