Cotidiano

Escolas particulares se preparam para retorno de atividades

Por enquanto, as escolas terão que continuar transmitindo aulas online para estudantes em grupo de risco

Apesar de Roraima não possuir qualquer previsão para o retorno das aulas presenciais, como no Amazonas, as escolas particulares têm preparado a nova estrutura para quando ocorrer a liberação. Como orientam os protocolos sanitários da Organização Mundial de Saúde (OMS), o distanciamento dos alunos, utilização do termômetro digital e a disponibilização do álcool gel em todo o prédio da escola, são medidas que devem ser aplicadas neste retorno.

Conforme a presidente do Sindicato das Escolas Particulares em Roraima (Sinepe-RR), Suzamara Queiroz Vale, além da parte sanitária, as unidades também deverão investir em equipamentos de gravação e transmissão, já que mesmo com as aulas presenciais, ainda terão que oferecer o ensino a distância aos estudantes que estejam ou tenham algum familiar no grupo de risco.

Essa modalidade já vem sendo oferecida desde março, quando foi decretado o fechamento do comércio e demais setores para evitar aglomerações. Atualmente, as aulas são gravadas em vídeo e as atividades são enviadas de forma online para os estudantes.

“Os protocolos demandam certo custo e tempo para serem providenciados. As escolas já estão se organizando, algumas inclusive, já de certa forma com tudo pronto. O que tem mudado de um lugar para o outro é o escalonamento de retorno, porque como temos que manter o distanciamento, não podemos manter a mesma quantidade de alunos na sala. Esse percentual de retorno varia muito de um lugar pra outro. Uns começam com 15%, outros com 30%. Manaus começou com 50% e deixou livre as turmas que iriam voltar”, disse.

Ainda de acordo com Suzamara, a categoria acredita que o retorno pode acontecer em setembro, já que recentemente ocorreu a reabertura do comércio por conta da estabilização do número de novos casos da covid-19 e redução de 7% dos óbitos causados pela doença.

DESCONTOS NAS MENSALIDADES – Recentemente o governador Antonio Denarium (Sem partido) sancionou a Lei nº 1.427/2020, que garante o desconto de até 30% nas mensalidades das instituições de ensino privado em Roraima. O Sinepe-RR pretende entrar na justiça para derruba-la.

“É um momento de desafio pra todo mundo. Os custos que esse retorno vai exigir, não estavam previstos nas nossas mensalidades e não podemos repassar para as famílias. Mesmo assim, a gente vê a insistência de políticos e famílias querendo o desconto linear, quando não é preciso. Tendo em vista que a realidade financeira de cada escola é bem diferente. Algumas, por exemplo, perderam mais de 50% do seu alunado. Como ela vai bancar um desconto linear e adquirir todos esses equipamentos? E é obrigada a fazer. As escolas estão se comprometendo a dar continuidade ao trabalho, então é necessário compreensão”, finaliza.