Cotidiano

Especialista orienta como conquistar uma vaga no mercado de trabalho

Segundo Jocely Burda todo este trabalho muitas vezes já pode ser iniciado desde o ingresso na graduação. 

Os reflexos da pandemia ainda estão presentes no mercado de trabalho e para conquistar uma vaga ou mudar de emprego é preciso mais do que sorte. Segundo a psicóloga e especialista em Gestão de Pessoas, Jocely Burda, é importante que o candidato conheça melhor o mercado de trabalho e as vagas. 

A especialista alerta que todo este trabalho muitas vezes já pode ser iniciado desde o ingresso na graduação. Entre as orientações dadas aos graduandos, segundo a psicóloga, é que eles vivenciem a área que querem trabalhar, ainda estudantes. “É preciso ter vivência profissional antes de se formar, e ainda participar de grupos de assuntos ligados à área”, avalia. 

Além disso, participar de eventos com profissionais e empresas sobre empregabilidade também é essencial, assim como receber dicas, saber elaborar corretamente o currículo e ter apoio no planejamento de carreira. 


Psicóloga e especialista em Gestão de Pessoas, Jocely Burda (Foto: Arquivo Pessoal)

Já para quem quer mudar de emprego, Jocely cita a pesquisa do LinkedIn com mais de mil entrevistados, em que revela que metade dos brasileiros considera mudar de emprego em 2022. “A pesquisa apontou que a porcentagem sobe para 61% na faixa etária dos 16 aos 24 anos”. Para Jocely, que é autora da obra “Recrutamento e Seleção de Talentos” falar de carreira é sempre relevante e muito atual.  

“Não importa se você está empregado ou não, o tema faz parte do nosso dia a dia e por ser dinâmico sempre há novas estratégias e possibilidades de estudos que são o diferencial para o mercado e, por consequência, úteis para a carreira”, diz.