Cotidiano

Especialista orienta como proceder em tratamento domiciliar

Quarto e banheiros devem ser próprios ao paciente que esteja em tratamento domiciliar, diz infectologista Samir Xaud

Os casos de Coronavírus (Covid-19) vêm crescendo diariamente em Roraima. No boletim epidemiológico estadual divulgado nessa quinta-feira (23), 304 casos haviam sido confirmados no Estado, sendo que, destes 268 pacientes são da capital.

O Boletim também apontou que 14 pessoas receberam alta hospitalar e já estão em tratamento domiciliar. Mas e se a pessoa infectada, que precisa seguir o isolamento, morar com outras pessoas? O que fazer?

O médico infectologista Samir Xaud pontuou que, primeiramente, a pessoa deve ter um quarto exclusivo para ser utilizado durante o período de isolamento e, se possível, reservar um banheiro para esse paciente.

“A pessoa infectada deve evitar transitar na casa, ficar a dois metros de distância de outras pessoas, separar também uma lixeira somente para essa pessoa colocar os resíduos sólidos e garantir que o cômodo em que essa pessoa ficará isolada tenha uma boa ventilação, de preferência com janela”, enumerou Xaud.

O especialista também recomendou que a comunicação entre a pessoa infectada e as outras pessoas da casa seja feita por meio do telefone. “Se o paciente tiver precisando, ele usa esse mecanismo”, acrescentou.

LIMPEZA – Outra recomendação dada por Xaud é em relação à limpeza diária dos cômodos da casa, com o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI).

“Todos os cômodos, incluindo aqueles utilizados exclusivamente pelas pessoas com Covid-19, tem que ser feita todos os dias e quem for fazer a limpeza deve estar utilizando luva, máscara e o avental. Se houver somente um banheiro para toda a casa, a limpeza desse cômodo deve ser reforçada para outras pessoas poderem usar. Para fazer essa limpeza, pode ser usada uma solução de água sanitária ou até mesmo água e sabão”, orientou o médico infectologista.