Cotidiano

Especialistas falam de métodos para ter a mente mais saudável em 2022

Ano também será marcado por eventos que vão mexer com a mente das pessoas, como a Copa do Mundo e as eleições

A campanha “Janeiro Branco” chega para reforçar a sensibilização da população sobre os cuidados com a saúde mental. Por isso, para alertar a sociedade sobre medidas que podem ser adotadas para manter a saúde da mente em equilíbrio durante o ano todo, especialistas reforçam que primeiramente é preciso entender que a mente saudável está diretamente relacionada à qualidade de vida das pessoas.

Segundo a psicóloga da Clínica Médica Especializada Coronel Mota, Havany Pereira, o equilíbrio mental, adquirido quando a pessoa evita pensamentos negativos, realiza atividades físicas, prioriza momentos de lazer em família, dentre outras práticas, evita que as dificuldades do dia a dia e as adversidades da vida sejam responsáveis pelo adoecimento do corpo.

“Os impactos psicológicos gerados pela pandemia, que foram e ainda podem ser capazes de afetar o bem-estar como um todo, são um bom exemplo. Quem conseguiu lidar com a incerteza e a insegurança, soube manter a mente e corpo em equilíbrio, e também acabou agregando experiência na forma de lidar com os desafios que nos rodeiam. Por isso, o diálogo sobre o que estamos sentindo e o que temos passado é um grande aliado, porque nem todos tiveram essa mesma força. E é importante se expressar sobre o estado emocional que cada um está vivendo em diversos ambientes, seja familiar, no trabalho, em uma roda de amigos, pois isso é reconhecer a importância da mente saudável e é conscientização”, ressaltou.

Preparação emocional para eventos de 2022 é uma das dicas para garantir saúde mental

Além do que se busca deixar para trás, como as experiências ruins, também é preciso controlar a expectativa em excesso. Ainda segundo Havany, grandes eventos que ocorrerão em 2022, como a Copa do Mundo e as eleições, devem alterar dois sentimentos em específico. “A forma de se preparar para isso depende de como cada pessoa lida com as suas frustrações e as suas satisfações. Picos de ambas essas emoções podem levar a atos impensáveis que podem gerar consequências ruins no meio social”, destacou a psicóloga.

Estado conta com rede de atenção à prevenção e tratamento de problemas mentais

Em Roraima, a Rede de Atenção Psicossocial disponibiliza serviço de assistência psicológica, psiquiatra e demais especialistas que fazem parte da equipe multiprofissional que compõem as unidades que integram a rede estadual de saúde. “É fundamental falar de Janeiro Branco uma vez que você gera conscientização ao mesmo tempo em que ressalta a importância da vida”, disse o governador Antonio Denarium (Progressistas).

O secretário de Saúde, Leocádio Vasconcelos, destacou que além de contar com apoio de parentes e amigos, é preciso garantir que as famílias tenham à disposição na saúde pública atenção especial com a saúde mental. “Os serviços precisam acompanhar as necessidades dos nossos usuários, mas o olhar atento da pessoa que está mais próxima do paciente é fundamental para o acolhimento que ela precisa”, frisou.

A diretora do Departamento de Políticas de Saúde Mental, Sofia de Lima, explica que o atendimento às pessoas que buscam por acompanhamento relacionado à saúde mental inicia na atenção básica, em postos de saúde designados para o atendimento de casos leves. “A Rede de Saúde Mental conta com pontos de atenção que oferecem atendimento ambulatorial como a Clínica Médica Coronel Mota e o CAPS, que é o Centro de Atenção Psicossocial, para quem precisa iniciar um acompanhamento, conforme a gravidade do caso. Lembrando que, tanto na capital quanto no interior, as Unidades Básicas de Saúde são a porta de entrada para o primeiro atendimento e em algumas UBSs a pessoa também pode iniciar o acompanhamento”, destacou.