Cotidiano

Estado deverá receber cloroquina nos próximos dias, diz governador

Antonio Denarium também informou que está utilizando a cloroquina em tratamento contra o covid-19 e defendeu uso do remédio

Após confirmar que testou positivo para o covid-19, o governador Antonio Denarium (PSL) informou que está seguindo o tratamento mais comum para os pacientes contaminados com a doença, ou seja, fazendo o uso de hidroxicloroquina. A previsão é que uma nova quantidade do medicamento chegue ao Estado nos próximos dias, enviado pelo Ministério da Saúde (MS).

A informação foi confirmada nesta terça-feira, 19, em entrevista do governador à Rádio Folha 100.3 FM. O chefe do Poder Executivo informou que o Dr. Alexandre Salomão, médico infectologista, receitou a medicação após o diagnóstico positivo. “O Dr. Alexandre Salomão me receitou primeiro dipirona para acabar com a febre. Tomei um comprimido e não precisei mais. Ele me passou também um spray que chama aerolin (sulfato de salbutamol). Tomei também azitromicina que é um antibiótico. E ele também me trouxe a hidroxicloroquina. Estou tomando cloroquina e azitromicina. Os dois medicamentos que eu estou tomando”, completou.

A informação repassada é que o governador já apresentou melhoras dos sintomas leves e continuará com as atividades em casa, mas mantém o alerta também por tomar medicamento diariamente contra a hipertensão.

Com relação à utilização do medicamento, que tem sido alvo de controvérsia no mundo todo, o governador ressaltou que ainda não há um protocolo definido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para tratar o covid-19, além de não ter nenhum tipo de vacina e medicamento específico. Apesar disso, Denarium defendeu a utilização do medicamento pelos infectados.

“Eu defendo desde o início, junto com o presidente [Jair] Bolsonaro, a utilização da cloroquina. Quem está centralizando o fornecimento é o Ministério da Saúde. Não tem para pedir nas farmácias, para pedir de distribuidor. Então, estamos pleiteando cloroquina e o MS deve mandar para nós no carregamento que vai chegar, via avião da FAB, até na quinta ou sexta-feira no máximo”, relatou. “Também fizemos uma compra no valor de R$ 11 milhões de medicamentos, com exceção da cloroquina, e equipamentos de proteção individual para atender nos próximos 40 dias”, acrescentou.

O governador aproveitou ainda para efetuar novas críticas à Prefeitura de Boa Vista, no caso, com relação à qualidade de serviço oferecido pela atenção básica. “Se a atenção básica tivesse comprado cloroquina no início da pandemia para fazer o pronto atendimento nos postos de saúde, teria uma demanda bem menor. O tratamento tem que começar no primeiro e segundo dia. A pessoa só deve procurar o Hospital Geral de Roraima quando estiver com problemas respiratório. As ações iniciais devem ser realizadas pela Prefeitura”, declarou.

Denarium diz que não sabe onde pode ter contraído covid-19

Durante a entrevista, o governador informou ainda que estava sem sintomas aparentes, mas no domingo, 17, à tarde começou a sentir um pouco de congestionamento nasal e que na segunda-feira, 18, amanheceu um pouco febril e com um pouco de tosse.

Denarium repassou ainda detalhes sobre o teste realizado para confirmar o diagnóstico, que causou repercussão na população do Estado, por conta da rapidez do resultado. “Eu fiz o teste convencional, onde se coloca um cotonete no nariz dos dois lados e retira secreção nasal para fazer o teste”, declarou.

O chefe do Poder Executivo ressaltou que “não sabe precisar” o momento em que ocorreu a sua contaminação, em especial, por conta da sua rotina de trabalho. “Como chefe do Executivo eu não pude fazer o isolamento social. Estava sempre no Palácio, visitando obras, indo aos municípios. Por isso recebi o resultado com muita tranquilidade. Eu sabia que a qualquer momento eu poderia ser contaminado, assim como as outras pessoas”, afirmou. (P.C.)