Cotidiano

Estagiários de Direito aprovados em seletivo da DPE são convocados

 A entrega da documentação ocorre no período de 2 a 16 de maio 

A Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR) divulgou o Edital n° 001.14/2022, de 28 de abril, com a convocação de mais aprovados do último processo seletivo para estágio extracurricular do curso de Direito. A documentação dos aprovados e aprovadas deverá ser entregue no período de 2 a 16 de maio, das 8h às 14h, no Departamento de Recursos Humanos (DRH) da Defensoria, localizado na rua Cecília Brasil, nº 269 – Centro. 

Os selecionados têm o prazo de 15 dias, contados a partir da data de divulgação, para realizarem a entrega da documentação indicada nas alíneas “a” a “n” do item 8.5 do Edital nº 001/2021. Todas as informações necessárias constam no edital de abertura, no endereço eletrônico www.defensoria.rr.def.br

De acordo com o item 6. Edital 001/2021, divulgado no dia 5 de  agosto de 2021, a avaliação dos candidatos foi feita por meio da avaliação do histórico escolar. Foram classificados para assumir o estágio os candidatos que  obtiveram média igual ou superior a 7,0 (sete). 

Os 10 estudantes convocados para o estágio forense irão desempenhar atividades funcionais de diferentes áreas do Direito, por exemplo: família, saúde, criminal e demais segmentos de atuação. 

Como é o exemplo do estagiário Euner Gustavo Amorim, de 21 anos, que foi aprovado em 4º lugar no processo seletivo em 2021 e hoje completa 7 meses de estágio na DPE-RR. Segundo Euner, essa é uma experiência única. 

“Acredito que dentre os estágios disponíveis para um acadêmico de Direito, esse é um dos melhores, aqui temos contato direto com a advocacia, só que representando um órgão público, claro. Cada gabinete tem sua designação e eu estou na área da família, então trabalho com as petições relacionadas a isso. Acredito que já estou tendo um bom domínio, até mesmo quando vejo essas questões na faculdade tenho essa experiência e acaba sendo bom, e pra mim é uma experiência única”, relatou o estudante. 

Conforme o defensor público-geral em exercício, Oleno Matos,  o estágio proporcionará ao acadêmico o contato com as atividades defensoriais, bem como o auxiliará no desenvolvimento da prática forense. 

“As estagiárias e estagiários aprovados serão designados para auxiliar um membro da Defensoria Pública Estadual, e vão poder acompanhar em todas as atividades judiciais e extrajudiciais, inclusive no exame de autos e documentos, realização de pesquisas, organização de notas e fichários, controle do recebimento e devolução de autos, bem como estar presente nas audiências e sessões do Tribunal do Júri e Tribunal de Justiça”, explicou Oleno. 

Jornada de trabalho: O estágio possui a duração de doze meses podendo ser prorrogado por igual período. A jornada de trabalho será de quatro horas diárias e os candidatos contemplados irão receber uma bolsa-auxílio e mais auxílio-transporte, conforme nos termos do art. 12, da Lei Federal n° 11.788/08. 

Veja a lista de convocados: 

  • ELIZANDRA KELLEN RIBEIRO DE ARAÚJO 

• THALLES OLIVEIRA SOUZA 

• PAULA VITÓRIA DA SILVA COELHO 

• KEITY MELISSA SOUSA RODRIGUES 

• LETÍCIA PANTOJA LEITE 

• VÍTOR EMANUEL MALMEGRIM MORAES 

• SONIRA SANTOS DE MENEZES 

• MERIAN PEREIRA DA SILVA 

• REGINA RAYLA LOPES DA SILVA 

• LAURA YASMIN HERNANDEZ DOS SANTOS COLLAZO