Cotidiano

Estão abertas inscrições para Programa de intercâmbio

Os selecionados terão a oportunidade de viajar durante três semanas aos Estados Unidos

Estudantes do Ensino Médio matriculados na rede pública de ensino podem se inscrever no Programa Jovens Embaixadores. As inscrições iniciaram nesta quarta-feira, dia 17, e segue até dia 9 de fevereiro de 2022, através de site

Em todo o Brasil, estão sendo ofertadas 50 vagas. Para preenchê-las, o interessado precisa cumprir uma série de requisitos exigidos no edital, como ter a idade entre 15 e 18 anos, possuir conhecimento da Língua Inglesa, ter nacionalidade brasileira e ser engajado em iniciativas de impacto social na comunidade em que está inserido.

Os selecionados terão a oportunidade de viajar durante três semanas aos Estados Unidos, entre os meses de maio e junho de 2022. Durante o intercâmbio, os selecionados vão participar de oficinas sobre liderança e empreendedorismo e de visitas a escolas e projetos sociais. Todos as despesas da viagem serão custeadas pela Embaixada Americana.

“É uma excelente oportunidade para esses estudantes. O programa busca jovens que estão impactando positivamente na sua comunidade. Por isso, se você se encaixa nesse perfil acesse o site e participe” destacou Leandra Barbosa Teixeira, coordenadora do programa na Seed (Secretaria de Educação e Desporto).

Intercâmbio presencial nos EUA dependerá da situação epidemiológica

Como ocorreu na última edição, intercâmbio presencial somente será realizado se as condições de saúde na época permitirem, levando em consideração a pandemia de Covid-19. Caso não seja possível, os selecionados participarão de um intercâmbio em formato virtual, onde serão ofertados conteúdos interativos e inovadores.

O estudante Leonardo Paiva, do Colégio Estadual Militarizado Professora Elza Breves de Carvalho, foi o representante de Roraima no Programa Jovens Embaixadores 2021. A seleção contou com 10.119 inscritos, de 24 estados brasileiros e do Distrito Federal, que concorreram a 33 vagas.

Este ano o intercâmbio foi virtual e Leonardo Paiva disse que participar do programa mesmo de forma remota, foi uma experiência maravilhosa.

“Conheci ótimas pessoas, com as quais trabalho e desenvolvo projetos até hoje. Ainda recebemos apoio da Embaixada Americana e de outras organizações, onde nos oferecem materiais para darmos continuidade aos nossos estudos”, ressaltou Leonardo.

O Programa Jovens Embaixadores é uma iniciativa do Departamento de Estado dos EUA e é coordenador no Brasil pela Embaixada e Consulados dos Estados Unidos da América e com a colaboração do Consed (Conselho Nacional dos Secretários de Educação).