Cotidiano

Estoque de sangue está muito abaixo da média no Hemoraima

O Hemoraima precisa urgente de doadores de sangue fator RH O-

O estoque de sangue do Hemoraima está muito abaixo da média diária, que gira em torno da captação de 70 bolsas por tipagem de sangue por dia. No caso do ‘O negativo‘ tem apenas 20 bolsas por dia, o que equivale a 30% do total.

Segundo a gerente de Núcleo de Captação de Doadores, Juliane Uchoa, em situação quase semelhante estão os demais fatores RH, com menos de 50%. Ela explicou que o tipo ‘O negativo‘ é importante porque atende todas as outras tipagens.

A preocupação dela é por conta do feriado prolongado que está chegando. “A gente sabe que neste período o número de acidentes aumenta e, consequentemente, as solicitações de bolsas de sangue também, por isso é importante estar abastecido para atender essa demanda. O Hemocentro atende tanto a Capital quanto o interior, hospitais da rede pública e privada”, ressaltou.

QUEM PODE DOAR

É fácil ser doador de sangue, basta ter 18 anos completo, 50 quilos, descansado no mínimo 6h na noite anterior à doação e estar muito bem alimentado. Para quem teve a Corona Vírus, 30 dias após finalizar o tratamento, está apto a doar.

O Hemocentro fica localizado na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, ao lado do Hospital de Roraima, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h e de 13h30 as 18h. Na hora da doação deve portar documento original com foto.

Hemocentro fica localizado na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, ao lado do Hospital de Roraima (Foto: Arquivo FolhaBV)