Cotidiano

Estrangeiros podem tirar registro de habilitação no Detran-RR

Presidente do Detran-RR, Igo Brasil, disse que a instituição tem como prioridade dar mais rapidez e eficiência para a emissão de documentos que são importantes aos motoristas do Estado

Estrangeiros já podem solicitar o registro de habilitação em Roraima desde essa quarta-feira (1º). O serviço passou a ser oferecido pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RR).

O serviço será semelhante ao procedimento de renovação de exames, onde o usuário preenche os dados e emite o borderô para pagamento. Após a compensação bancária, faz o agendamento da biometria, exames clínicos e, assim, consegue o documento.

A informação é que o serviço passou a ser ofertado por conta do aumento da demanda no Estado. Nos últimos dois anos, o Detran-RR registrou 877 processos de estrangeiros, sendo 79% de origem venezuelana, 4,5% de cubanos e 4,44% de brasileiros.

NADA CONSTA – Outro serviço que passou a ser ofertado pelo Detran-RR é a certidão Nada Consta de impedimento do direito de dirigir na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), de forma digital. A certidão emitida pela instituição informa que o motorista não tem bloqueios ativos na CNH no momento da consulta.

Para obter o documento, basta acessar o site do Detran e solicitar a Certidão de Nada Consta na aba “Habilitação-CNH”. Após quitar o boleto da taxa do serviço, no valor de R$ 38,69, o usuário poderá emitir a certidão no site.

“Temos como prioridade dar mais rapidez e eficiência para a emissão desses documentos que são importantes aos motoristas do nosso Estado”, ressaltou o presidente do Detran-RR, Igo Brasil.

Serviço poderá ser solicitado no site do Detran (Foto: Reprodução / Ascom Detran-RR)