Cotidiano

Estrutura do Hospital de Campanha pode ser transferida ao Estado

Caso as negociações com o Estado não sejam finalizadas até novembro, general Barros informou que a estrutura será desmontada em dezembro deste ano ou janeiro de 2021

A estrutura do Hospital de Campanha (Área de Proteção e Cuidados – APC) montada pelo Exército Brasileiro, pode ser repassada ao Governo de Roraima em novembro. A informação foi divulgada pelo coordenador da Operação Acolhida, general Antonio Manoel Barros, durante entrevista nesta sexta-feira (25) ao programa Quem é Quem na Rádio Folha FM.

“A APC veio em determinado momento, em uma crise, já que o direcionamento principal da Acolhida não é para isso. Temos um tempo limite de cooperação e o cenário epidemiológico é outro”, comentou Barros.

A transição será feita em etapas e inicia no dia 30 deste mês, quando a unidade deixará de receber novas internações. Em outubro, serão mantidas as consultas de retorno, sessões de fisioterapia e tratamento dos pacientes remanescentes.

Caso as negociações com o Estado não sejam finalizadas até novembro, o general informou que a estrutura será desmontada em dezembro deste ano ou janeiro de 2021.

À FolhaBV, a Secretaria de Saúde (Sesau) confirmou que o Governo do Roraima tem realizado diversas tratativas junto à gestão da unidade a fim de promover de forma segura para a população a transição da estrutura para o Estado.

“A gestão ressalta que o objetivo é tomar as providências necessárias para garantir que a população roraimense continue sendo assistida, recebendo atendimento digno e de qualidade”, disse a Sesau em nota.

Nos três meses de funcionamento, a APC fez o atendimento de 3.766 pessoas, teve 806 internados, 739 altas hospitalares e 44 mortes. Atualmente, 97 pacientes estão em tratamento na unidade.

Escute a entrevista na íntegra: