Cotidiano

Estudante cria guia para auxílio no atendimento à pacientes

Ana Calvacanti, de 23 anos, criou um guia de estudos para ser usado nos ambulatórios, hospitais e nas aulas online

Com o intuito de ajudar estudantes da área da saúde, a acadêmica de medicina do sétimo semestre, Ana Calvacanti, de 23 anos, criou um guia de estudos com base nas principais diretrizes do Governo Federal para ser usado nos ambulatórios, hospitais e nas aulas online, sem precisar fazer pesquisas na internet.

A acadêmica conta que a iniciativa de criar o PDF (Formato de Documento Portátil) surgiu quando ela percebeu que estudantes de medicina e profissionais recém-formados teriam algumas dúvidas em relação a qual medicação receitar ao paciente durante o atendimento, entre outras.

“Eu notei uma demanda alta de conteúdos em relação a medicamentos e exames. Conforme o ano de graduação, o acadêmico tem muito a aprender, pois ficamos na dúvida sobre o que receitar, é difícil lembrar de tudo. Acabamos tendo que pesquisar ou perguntar de alguém”, observou.

Ela lembrou que com sua iniciativa e a ajuda de uma colega de sala, ela iniciou a desenvolver os conteúdos do PDF.

“Eu e uma amiga iniciamos a montar o livro, com tabelas de medicamentos, especialidades, dosagens, resumos e outras coisas que são importantes para atender pacientes”, descreveu.

Segundo Ana, o guia de saúde que passou pela supervisão de médicos, e tem em seu conteúdo diversas especialidades.

Ana Calvacanti é estudante de medicina ( Foto: Arquivo Pessoal)

“Nele existem os principais medicamentos da área da cardiologia, endocrinologia, ginecologia e psiquiatria; dosagens, efeitos adversos chamativos, nome comercial e quais são disponibilizados pelo SUS [Sistema Único de Saúde]; cálculo de metas terapêuticas e derivações dos remédios que precisamos saber”

“Principais exames que podem ser pedidos nas especialidades, valores de referência de hemograma e exames de urina] e molde padrão de receita médica simples, especiais e quando utilizá-las”, pontuou.

Ana ainda disse que o material cabe no bolso do jaleco, pois o material ele vem com uma configuração que, ao imprimir, a impressão sai em um tamanho que cabe no bolso.

Aquisição –

Para a aquisição do guia de estudos por meio de PDF a partir de R$ 10 e o guia completo por  R$35, acesse CLICANDO AQUI.

Além disso, a compra do Guia pode ser por PIX, boleto, cartão de crédito ou débito.