Cotidiano

Estudante da Escola Tancredo Neves vence concurso de Redação 

Em 2020 o concurso deverá ser ampliado para as demais escolas da Capital e interior do Estado

Com o trabalho cujo tema é “Direito a Vida”, a estudante do 1° ano do ensino médio da escola estadual Tancredo Neves, Shakira Esmeralda Plata,  venceu o 1° Concurso de Redação Constituição em Miúdos. A solenidade de premiação ocorreu na tarde desta quinta-feira (14), na Assembleia Legislativa do Estado de Roraima. 

O concurso teve como tema “Jovem, conheça seus deveres e garanta os seus direitos”, e foi promovido pela Seed (Secretaria de Educação e Desporto), pautado na Lei Estadual de autoria do deputado Renato Silva.

O concurso buscou estimular os estudantes a conhecerem e estudarem a Constituição Federal de 1988. Para auxiliar na produção das redações, os estudantes participaram de palestras nas escolas e estudaram a cartilha “Constituição em Miúdos”.

No total, foram produzidas 200 redações. A estudante vencedora do concurso é de origem colombiana e mora há três anos no Brasil. Shakira disse que abordou em sua redação sobre o direito à vida.

“Falei sobre o direito à vida, à liberdade e o direito aos estudos que é muito importante para nós. Fiquei surpresa e feliz com o resultado” disse a estudante revelando ainda que pretende cursar Direito na Universidade Federal de Roraima.

Os vencedores ganharam medalhas, certificados e uma Constituição Federal. O primeiro lugar, também ganhou um notebook. As professoras dos estudantes também receberam a mesma premiação dos alunos.

O deputado Estadual Renato Silva disse que ficou muito feliz com o resultado do Concurso. “Levamos nossa equipe para as escolas, para ministrar palestras educativas sobre o conteúdo da Constituição para os adolescentes. A aceitação foi muito boa e espero que a secretaria mantenha esse trabalho nas escolas em 2020.

A secretária de Educação e Desporto, Leila Perussolo, explicou que a Constituição Federal já é tema do currículo escolar e que a lei vem reforçar essa discussão no âmbito das instituições de ensino.

“O estudo da Constituição Federal já está garantido no Documento Curricular de Roraima, embasado na Base Nacional Comum Curricular. A Assembleia Legislativa trouxe para nós essa inovação criando uma lei para que as escolas pudessem garantir ainda o estudo da Constituição Federal”, destacou Leila.