Cotidiano

Estudante da UERR é novo Mestre Nacional de Xadrez

O acadêmico do curso de Direito da Universidade Federal de Roraima, Felipe Lobo, é a segunda pessoa de toda a história de Roraima a conquistar o título de Mestre Nacional de Xadrez. O diploma foi conquistado durante o 14º American Continental Chess Championship, torneio que reuniu um total de 219 jogadores em São Paulo, oriundos de 16 países.

O primeiro Mestre Nacional de Xadrez em Roraima é o professor de Filosofia Dr. Edgard Zanette, fundador do Clube de Xadrez da UERR e grande incentivador da prática do esporte no Estado.

O enxadrista Felipe Lobo conquistou 5,5 pontos, de 11 possíveis, e deixou a competição comemorando o título de Mestre Nacional de Xadrez (MN), chancelado pela CBX (Confederação Brasileira de Xadrez) e reconhecido pela FIDE (Federação Internacional de Xadrez) como válido no mundo inteiro.

A Confederação destacou em seu site que Felipe Lobo é “cria da Universidade Estadual de Roraima, onde voltou a jogar no esporte junto com o professor MN Edgard Zanette, com apoio da Federação Roraimense de Xadrez (FEROX) e em parceria com a CBX e a FIDE”.

Atualmente, Felipe Lobo é o 4° melhor da Região Norte, foi semifinalista do Campeonato Brasileiro de Xadrez 2018 e em 2019 foi 5° lugar do Campeonato Brasileiro Amador na categoria mais alta (2200), e já representou Roraima em diversos torneios no Brasil.