Cotidiano

Estudante de Roraima conquista prata na Olimpíada de ciências

Maria Gabriela Cavalcante Ribeiro Maia, estudante da 1ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Lobo D'Almada, conquistou a medalha de prata

Maria Gabriela Cavalcante Ribeiro Maia, estudante da 1ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Lobo D’Almada, conquistou a medalha de prata na ONC (Olimpíada Nacional de Ciências) 2020, na categoria Ensino Médio. A ONC 2020 contou com quase dois milhões de estudantes inscritos em todo Brasil.

 A professora Silvana Araújo, coordenadora de projetos da escola, informou que desde 2018 em média 100 estudantes da Lobo D’Almada se inscrevem para participar da ONC e que em 2020 o número diminuiu em função da pandemia.

 “No ano passado tivemos 25 alunos inscritos e, destes, quatro passaram para a segunda fase. Foi mais difícil em função da situação imposta pela pandemia. A olimpíada toda foi online e nosso incentivo para os estudantes também ocorreu dessa forma. A medalha da Gabriela foi muito comemorada por todos nós”, disse Silvana.

 A olimpíada é voltada para estudantes do Ensino Fundamental (8º ou 9º), Ensino Médio e para estudantes da 4ª série do Ensino Técnico e alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos). É dividida em duas fases, com provas objetivas no formato eletrônico, por meio do sistema próprio da olimpíada.

 Essa foi a primeira vez que Maria Gabriela participou da olimpíada. Ela disse que gostou muito e incentivou a participação de outros estudantes na edição deste ano. “Apesar de ter uma rotina de estudos e apoio dos professores, a prova estava bem difícil. Eu estava com muitas dúvidas sobre esse resultado. Foi a primeira vez que participei e acho que quem não ainda não participou deveria se inscrever nesse ano e para saber como é”, destacou Gabriela.

A ONC

Entre os objetivos da ONC estão: estimular o interesse dos estudantes pela pesquisa científica e pelas ciências naturais, incentivar o ingresso nas áreas científicas e tecnológicas nas universidades ou setores produtivos e ainda aproximar as instituições de ensino superior, institutos de pesquisa e sociedades científicas das instituições do Ensino Médio e do Ensino Fundamental.

A Olimpíada Nacional de Ciências é uma promoção do MCTIC (Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações) e compõem um programa da ABQ (Associação Brasileira de Química), Departamento de História da Unicamp, Instituto Butantã, SAB (Sociedade Astronômica Brasileira) e SBF (Sociedade Brasileira de Física). Para informações sobre a ONC acesse onciencias.org.