Cotidiano

Estudante de música é a primeira indígena a apresentar repertório

Hemily Thainá é estudante do Curso de Licenciatura em Música da UFRR

Boa Vista está prestes a completar 129 anos e sua história está diretamente ligada à cultura indígena, cada vez mais fortalecida. E nesta quinta-feira, 4, o espetáculo “Ciclo das Quintas”, que abriu as comemorações de aniversário da cidade no Teatro Municipal, foi marcada de forma especial: uma estudante indígena de Música foi uma das solistas principais do concerto.

Com raízes originadas na Comunidade Araçá, em Amajari, Hemily Thainá é acadêmica do Curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal desde 2016 e fez parte do Coral Universitário da instituição que se apresentou junto à Orquestra de Câmara do Instituto Boa Vista de Música, onde apresentaram a obra “Gloria”, de Antônio Vivaldi. Desde pequena é envolvida com a música, principalmente na igreja.

A estudante interpretou duas peças, sendo a primeira “Laudamus Te”, um dueto com a também estudante de música Magnácia Saboia, e um solo com a obra “Qui sedes ad dexteram Patris”. Para Hemily, foi uma grande honra participar do concerto, especialmente por ser a primeira indígena a apresentar um repertório erudito no Teatro Municipal.

“Para mim foi algo incrível, uma oportunidade maravilhosa. Até porque, além de ser estudante de música, sou indígena. Então, ter uma índia estudante de música cantando ópera, um canto erudito, é algo bem novo aqui. Me senti muito honrada de ter um público bastante atencioso. A perna tremeu um pouquinho, mas nós ensaiamos bastante e deu tudo certo”, disse.

Segundo o presidente do IBVM, maestro Francisco Carlos Felício, a Prefeitura de Boa Vista e o instituto sempre priorizaram a diversidade cultural e étnica nos projetos desenvolvidos, como as orquestras sinfônicas, uma vez que isso representa o caráter plural existente em Roraima.

“A Prefeitura de Boa Vista e o IBVM sempre deram oportunidade, não apenas para os indígenas como também para os imigrantes. Pois somos todos uma grande família musical, com diversas culturas”, contou.  

Programação – As comemorações pelo aniversário de Boa Vista continuam pelos próximos dias. Neste sábado, a partir das 15h, acontece a Corridinha Baby e a Corridinha Kids, que compõem a Corrida 9 de Julho. A concentração será na Praça Velia Coutinho. E no domingo será a vez da corrida principal, com concentração no Portal do Milênio. A largada dos percursos de 5km e 10km está marcada para as 16h50.