Cotidiano

Estudantes apresentarão 239 trabalhos científicos

Feira ocorrerá entre os dias 21 a 23 de novembro no Parque Anauá

No período de 21  a 23 de novembro, estudantes e professores de escolas da capital e interior do Estado terão a oportunidade de expor trabalhos científicos durante a XXVII FECIRR (Feira de Ciências de Roraima). Dos 354 projetos, 239 são de instituições estaduais de ensino.

A feira ocorrerá no Parque Anauá, em horários diferenciados: no dia 21, será das 8h às 11h e das 15h30 às 21h; no dia 22, das 8h às 11h e das 15h30 às 19h; já no dia 23, o evento será somente pela manhã, das 8h às 11h.

No dia 21 à tarde, estudantes da Escola Estadual Hildebrando Ferro Bitencourt realizarão uma apresentação cultural intitulada “Dança Boliviana” e, no dia 23 pela manhã, será a vez de estudantes da Escola Estadual Monteiro Lobato apresentarem a “Dança do Boi Caprichoso – no ritmo quente”.

Ao longo do ano letivo, mais especificamente no segundo semestre, as escolas estaduais promoveram Feiras de Ciências e apresentaram diversos trabalhos científicos. As escolas trabalharam o tema “Bioeconomia: Diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável”, tema da FECIRR.

Para auxiliar as escolas com a elaboração de projetos científicos, a Seed (Secretaria de Educação e Desporto), por meio da DIFC (Divisão de Fortalecimento do Currículo), promoveu encontros formativos e palestras para os professores e coordenadores pedagógicos.

Durante as palestras, técnicos da Seed apresentaram a metodologia ativa STEM (Scicence, Technology, Engineering, and Mathematics). Trata-se de uma metodologia diferenciada, envolvendo disciplinas de Ciências e Matemática, além de Tecnologia e Engenharia. Também repassaram orientações sobre elaboração de projetos científicos e sobre a participação na FECIRR.

No segundo semestre deste ano, as escolas promoveram Feiras de Ciências e os melhores projetos de cada instituição de ensino foram selecionados para serem apresentados na FECIRR. Serão expostos 116 trabalhos do Ensino Fundamental, 10 de Ensino Médio, oito de Educação de Jovens e Adultos e oito de Ensino Médio Técnico. A FECIRR é organizada pela UERR (Universidade Estadual de Roraima). 

BIOFOTOGRAFIA – Durante a Feira de Ciências, a Seed também realizará uma Exposição Biofotográfica, com o tema “Bioeconomia e Natureza de Roraima”. Serão expostas 33 fotografias que foram inscritas e selecionadas mediante edital.

As fotos são registros de estudantes e profissionais da educação mostrando a fauna, flora, micro e macroecossistemas da natureza de Roraima. Ou seja, são registros do lavrado, animais, cachoeiras, igarapés, aves, répteis, mamíferos, anfíbios, árvores, flores e serras, entre outras imagens das belezas do ambiente natural roraimense.

O objetivo da exposição é despertar e sensibilizar para a responsabilidade individual com o meio ambiente por meio da fotografia, além de incentivar a produção artística.