Cotidiano

Estudantes da rede estadual de ensino entram em recesso nesta segunda

Governo de Roraima estuda as possibilidades de retorno presencial

A partir de segunda-feira, dia 5 de julho, os 77 mil estudantes da rede estadual de ensino entram em recesso escolar por um período de 15 dias. Definido no Calendário Escolar 2021, o recesso está programado para o período que vai de 5 a 19 de julho.

O Calendário Escolar este ano está um pouco diferente em função da pandemia. O documento foi dividido em três trimestres letivos. O primeiro teve início no dia 3 de maio e se encerrou nesta sexta-feira, 2 de julho. Após o recesso, terá início o segundo trimestre, no período de 20 de julho a 30 de setembro.

O terceiro trimestre está programado para o período que vai de 1° de outubro a 23 de dezembro, com a entrega das notas finais, e encerramento do ano letivo. A recuperação final será de 27 a 31 de dezembro.

O período de férias escolares está agendado para 27 de dezembro a 25 de janeiro de 2022. O Calendário Escolar 2021 foi publicado no DOE (Diário Oficial do Estado), no dia 19 de maio de 2021, e está disponível para consulta no site www.imprensaoficial.rr.gov.br.

Aulas seguem no formato remoto, mas Governo estuda retorno presencial

As aulas presenciais nas escolas da rede estadual de ensino seguem no formato remoto. Com a vacinação dos docentes e demais profissionais da educação que iniciou no dia 3 de junho, o Governo de Roraima estuda as possibilidades de retorno presencial que poderá ser no formato de rodízio ou escalonado.

“Nós estamos trabalhando para a retomada das aulas presenciais ainda este ano. Os protocolos de biossegurança na saúde exigem que as escolas, antes do retorno da totalidade, passem por experiências piloto de retomada gradual”, explicou Leila Perussolo, secretária de Educação e Desportos.

A secretária informou que a Seed (Secretaria de Educação e Desporto) aguarda o relatório da Vigilância Sanitária com o número de professores vacinados para que se possa formalizar um protocolo experimental de retorno gradual ainda este ano, que servirá como preparação para um retorno presencial total para o ano que vem.