Cotidiano

Estudantes de Roraima participam da Olimpíada de Matemática

Mais de 72 mil alunos, participam do evento

Nessa terça-feira, dia 21, serão aplicadas em todo o Brasil as provas da primeira fase da 15ª OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas).  Participam da avaliação estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e também do Ensino Médio. 

Em Roraima, 72.864 estudantes de 257 escolas das redes estadual, municipal, federal e particular participam da OBMEP. Nesta primeira fase, a prova será composta por 20 questões de múltipla escolha. O resultado será divulgado no dia 5 de julho.

Já a segunda fase está programada para o dia 28 de setembro. Será uma prova discursiva de seis questões, aplicada somente para os classificados na primeira fase. O resultado final está previsto para o dia 3 de dezembro.

Os alunos com melhor desempenho na competição serão premiados com medalhas de ouro, prata, bronze ou certificados de menção honrosa. Todos os medalhistas serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC). Além disso, os professores das escolas também recebem prêmios.

OBMEP – A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas foi Criada em 2005, com o objetivo de descobrir jovens talentos para a Matemática, contribuir para estimular o estudo da disciplina por meio da resolução de problemas que despertem o interesse e a curiosidade de professores e estudantes, além de promover a inclusão social pela difusão do conhecimento.

A OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada – IMPA, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática – SBM, e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC. Outras informações, acesse: www.obmep.org.br