Estudantes de jornalismo fazem visita à redação da Folha - Folha de Boa Vista
COMUNICAÇÃO
Estudantes de jornalismo fazem visita à redação da Folha
O intuito da visita foi proporcionar um momento fora de sala de aula, para que os estudantes  pudessem conhecer um pouco da  realidade da profissão
Por Folha Web
Em 01/07/2022 às 19:00
Os estudantes também visitaram os departamentos do jornal, e também a Rádio Folha, onde participaram ao vivo da programação (Foto: Divulgação)

Estudantes do primeiro semestre de Comunicação Social da Universidade Federal de Roraima participaram de uma visita a redação da Folha nesta sexta-feira (01). A ação faz parte da disciplina de Introdução à antropologia ministrada pela professora Marina Souza.

O intuito da visita foi proporcionar um momento fora de sala de aula, para que os estudantes  pudessem conhecer um pouco da  realidade da profissão, fora do ambiente acadêmico.

“Foi uma oportunidade de conhecer o jornal Folha de Boa Vista que é o mais antigo jornal em Roraima, eles puderam observar que hoje em dia se faz um investimento muito grande nas plataformas digitais, e que durante a pandemia, a Folha deixou a versão impressa, para  investir muito na tecnologia e isso dialoga muito bem com o perfil desses estudantes, ingressantes do primeiro ano que são mais jovem, onde a maioria acabou de sair do ensino médio e tem um contato direto com as plataformas digitais” explicou a professora.

Os estudantes também visitaram os departamentos do jornal, e também a Rádio Folha, onde participaram ao vivo da programação. “Eles conheceram a parte da mídia, do recursos humanos, do setor financeiro e foi interessante para conhecer a parte organizacional do jornal", ressalta.

Durante a visita, os estudantes também puderam conversar com outros alunos que fazem estágio no site. “Eles conversaram com duas alunas que também estudam comunicação e que hoje fazem parte do time da Folha, e isso foi interessante para eles conhecerem o dia a dia do jornalista e as imprevisibilidade das pautas, às vezes eles saem pra cobrir uma certa notícia e voltam com outras informações. Então é uma rotina dinâmica e desafiadora, lidando com uma constante pressão pela notícia ``, contou.

Outro ponto importante debatido durante a visita foi a importância da figura do jornalista no combate a fake news. “A importância do curso de comunicação social em um mundo onde pessoas não qualificadas se sentem aptas a divulgar e dar notícias, sendo que o mais qualificado para isso é o jornalista. Por que hoje em dia existem muitos profissionais atuando que não possuem a qualificação adequada para levar a notícia para as pessoas” relatou.


Por Raísa Carvalho

VÍDEOS RECOMENDADOS
***

Quer o site da FolhaBV com menos anúncios?

Um jornalismo profissional com identificação e compromisso com o regional que fiscaliza o poder público, combate o autoritarismo e a corrupção, veicula notícias interessantes, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. São mais de 50 reportagens todo dia. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?

ASSINE A FOLHABV
Gostou?
5
0
Cadastrar-me Enviar Comentário
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!