Cotidiano

Estudantes estão sem receber auxílios refeição e moradia 

Os acadêmicos da Universidade Federal de Roraima (UFRR) que dependem dos auxílios refeição e moradia estão sem receber esses dois benefícios e muitos deles que são de fora, que são bolsistas e estão trabalhando na instituição, entre outros, estão passando necessidade por falta de pagamento dessa ajuda. A presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Vitória Maduro, afirmou à reportagem que no mês passado não foi feito o repasse do valor aos estudantes que precisam.

Segundo ela, os contemplados são alunos de baixa renda. “Já entramos no mês de fevereiro e até agora nada. O valor do auxílio moradia é para complementar o valor do aluguel, destinado para os estudantes que não são daqui e que não têm familiares na cidade, entre outras situações. O estudante recebe 300 reais, mas se alugar um imóvel de 500 reais ele terá que arcar com os outros 200. Eles ainda recebem 250 reais que é o valor do auxílio refeição”. 

Vitória contou que o DCE entrou em contato com a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) e não obteve uma resposta satisfatória sobre a situação. “Ainda no ano passado, nos informaram que como o Conselho Universitário só se reuniu em 21 de janeiro, então antes disso não haveria sido aprovado o orçamento e que estavam sem dinheiro pra pagar. Já passou o dia 21 e pelo visto não há recursos para pagar esses auxílios. Na minha opinião, como representante dos estudantes, é falta de planejamento”, ressaltou, informando que ainda não tem uma contabilização exata do número de alunos que necessitam dos auxílios, porque a Prae não repassou a informação. “A Pró-reitoria está nos procurando aos poucos”, disse.

Com o atraso dos auxílios, os estudantes estão passando dificuldades financeiras, correndo o risco de serem colocados pra fora dos locais onde vivem. “A situação está complicada demais. Estamos nos virando como podemos, até mesmo para não trancarmos o curso. Por enquanto, o dono do apartamento sabe da situação e até então tem entendido, mas se isso demorar para ser resolvido terei que sair do imóvel”, disse um estudante que pediu para não ser identificado.

Restaurante – Outra preocupação da presidente do DCE é quanto à refeição no Restaurante Universitário. “O contrato firmado entre a UFRR e a empresa terceirizada que fornecia alimentos se encerrou no dia 23 de dezembro. “O correto seria, já que se sabia que o contrato estava acabando, providenciar uma nova licitação para quando o ano letivo iniciar não ter problema. “Também em contato com a Prae fui informada que é para funcionar com o retorno do período letivo, no início de março”, comentou. 

OUTRO LADO – A Pró-reitoria de Assuntos Estudantis da Universidade Federal de Roraima não se manifestou quando ao atraso do pagamento dos auxílios refeição e moradia. Mas, quanto ao contrato com a empresa para fornecer refeição no Restaurante Universitário, por meio de nota informou: “A pró-reitora da Prae em exercício, professora Edlamar Menezes da Costa, informa que devido ao processo de licitação seguir os ritos legais de Licitações e Contratos da Lei 8666/1993 da Administração Pública, contrato de fornecimento de refeições dos Restaurantes Universitários, Campus Paricarana, Cauamé e Murupu, encontra-se em tramitação, no âmbito desta IFES, havendo previsão de restabelecimento do fornecimento no retorno do período letivo de graduação, calendário 2020”.