Cotidiano

Estudantes participarão de curso sobre situações de emergência

As aulas teóricas do curso serão ministradas na própria escola e as aulas práticas, nas dependências do Corpo de Bombeiros Militar de Roraima

Com o objetivo de levar conhecimento aos estudantes sobre como agir em situações de emergência no ambiente escolar, além de promover integração entre a corporação militar e a comunidade estudantil, o Colégio Estadual Militarizado Luiz Rittler Brito de Lucena promoverá o projeto Bombeiro Juvenil.

A ação de Governo ocorre mediante parceria entre a Seed (Secretaria de Educação e Desporto) e o CBMRR (Corpo de Bombeiro Militar de Roraima). Inicialmente, 20 alunos do 1° ano do Ensino Médio participarão de aulas do Curso de Formação de Bombeiros na Escola.

A primeira aula será na próxima segunda-feira, 17. O curso terá duração de dois meses e será dividido em módulos. As aulas teóricas serão ministradas na escola, das 7h às 9h, nos dias de segunda, quarta e sexta-feira. As aulas práticas ocorrerão nas dependências do CBMRR.

“No curso básico, vamos passar orientações para, no caso de uma emergência de fogo ou acidente, os estudantes saberem como se comportar. Com isso, os alunos serão também nossos parceiros dentro da escola. Também vão contribuir para a preservação e conservação do ambiente escolar”, explicou o sub tenente Wilson, do CBMRR e coordenador do projeto na escola.

Durante o curso, os alunos vão aprender no módulo sobre primeiros socorros, orientações sobre procedimentos iniciais em casos de desmaio, quedas, convulsões, controle de hemorragia, cuidados de ferimentos, entre outros.

No módulo sobre fogo e incêndio, receberão orientações sobre a diferença entre um fogo e um incêndio, utilização e manuseio de extintores, como identificar classes de incêndio, sobre como e quando solicitar ajuda dos bombeiros, sobre como utilizar o 193, entre outros.

No módulo sobre o meio aquático, os alunos vão aprender sobre flutuabilidade e respiração, saltos e imersões, saber utilizar a água com segurança e tranquilidade em momentos de lazer, entre outras orientações relacionadas ao tema.

Ao final do curso, os estudantes terão conhecimento sobre prevenção e combate a incêndio, primeiros socorros, defesa civil, prevenção a acidentes domésticos e de trânsito e comportamento no meio aquático. Com isso, os alunos vão adquirir conhecimentos que poderão ser aplicados no ambiente escolar, serão parceiros e monitores em futuras turmas do projeto, além de levar conhecimento para a vida toda.