Cotidiano

Estudantes produzem vídeos sobre projetos científicos

O material foi produzido pelos bolsistas envolvidos em pesquisas,

Nesta terça-feira, 2, o Instituto Federal de Roraima lançou, no canal da instituição no YouTube, playlist especial com apresentação dos resultados dos projetos desenvolvidos, de julho a agosto de 2020, por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico (Pibiti), vinculados ao CNPq. O material foi produzido pelos bolsistas envolvidos nas pesquisas, sob a coordenação dos orientadores, e pode ser acessado pelo link

A produção e a disponibilização do material fazem parte do II Encontro de Iniciação Científica (Enic) e do II Encontro de Iniciação ao Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Enditi), realizados em multievento, no decorrer desta semana, abrangendo ainda o III Encontro dos Pesquisadores do IFRR. A programação completa do evento, organizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq) do IFRR e pela Diretoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica do Campus Boa Vista (Dipesp/CBV), pode ser conferida na página https://www.even3.com.br/pesquisaifrr2021/.

Os encontros anteriores ocorreram de forma presencial. No entanto, neste ano, por conta da atual conjuntura, foram realizados a distância. De acordo com o diretor da Agência de Inovação do IFRR e membro da comissão organizadora do multievento, professor Amarildo Ferreira Júnior, os aspectos positivos da nova modalidade surpreenderam. “Verificamos que foi possível aumentar nosso alcance, tornando viável a participação de pessoas de outros estados e de Roraima que não se encontravam em Boa Vista, o que nos deixou animados pela possibilidade de divulgar de forma mais ampla as pesquisas e as produções tecnológicas da instituição, conforme poderão constatar na playlist [citada anteriormente]”, afirmou.

Ferreira falou ainda sobre os números significativos do evento. Segundo ele, foram mais de 300 inscrições e uma média de participação de 80 pessoas em cada atividade. Também informou que o conteúdo do evento estará disponível para a comunidade em geral. “Como as atividades foram gravadas e, posteriormente, estarão disponíveis no canal do IFRR no YouTube, isso gera um registro e permitirá que os interessados possam assistir a elas pela primeira vez ou até mesmo revê-las sempre que desejarem”, declarou.