Cotidiano

Estudantes roraimenses fazem intercâmbio em Malta

Prestes a embarcar, os estudantes falam da expectativa de viajar pela 1ª vez no intercambio da ALERR

Aos 27 anos, o autônomo Gideone Marques Canavieira fará uma viagem internacional pela primeira vez. O passeio terá um gosto especial: o do conhecimento e do aprendizado, em um intercâmbio para República de Malta, no Sul do Europa.  A experiência será ofertada gratuitamente pela Assembleia Legislativa, como forma de incentivo à educação.

Ele é um dos cinco estudantes do curso de Inglês, da Escola do Legislativo, que participarão de um intercâmbio de 26 de junho a 4 de julho. Empolgado, o autônomo diz que está ansioso para conhecer outras culturas. “Já pesquisei algumas coisas na internet, arquitetura que lembra a era medieval, lembra um pouco da Turquia.”

Assim como Gideone, a colega Marinalva Gomes diz estar com as emoções a mil. Além da curiosidade sobre o lugar, a estudante afirma que este intercâmbio será um marco na vida: primeira viagem de avião, primeira ida ao exterior e a primeira chance de ter um currículo diferenciado. “Lá eu vou conseguir me aperfeiçoar mais no inglês e voltar com mais aprendizado”.

Diferencial – Fazer um intercâmbio, segundo o professor de inglês Guilherme da Mata, enriquece tanto o lado pessoal quanto o profissional. “Se torna um diferencial para aquela pessoa que está vendo o seu currículo. Você se torna uma pessoa diferente, que conheceu um mundo diferente daquilo, e de certa forma isso dá vantagem no mercado de trabalho também”.

De acordo com uma pesquisa da Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio (Belta), divulgada neste ano, mais de 302 mil brasileiros fizeram intercâmbio para diversos países no exterior em 2017. Malta, um pequeno arquipélago do Mar Mediterrâneo, destaca-se por suas belezas naturais, história e programação cultural intensa, o que o tornou um dos destinos preferidos pelos brasileiros que desejam aprimorar o inglês.

Estudantes terão passagem, alimentação e hospedagem pagos por Escola do Legislativo 


As passagens foram entregues pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Jalser Renier (SD).


Depois de passarem por duas seleções, com provas escrita e oral, cinco estudantes de Inglês da Escola do Legislativo – Cursos Preparatórios, Unidade Silvio Botelho, da Assembleia Legislativa de Roraima, foram ontem para República de Malta, Sul Europeu.

São eles: Bruna Catharina Alves, Gideone Marques Canavieira, Lucas Kameron da Silva Veras, Marinalva Gomes da Costa e Patrick Antônio da Silva. As passagens foram entregues nesta segunda-feira (17), pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Jalser Renier (SD). Todos receberão ajuda de custo para alimentação e hospedagem.

A diretora da Escola do Legislativo, Cristina de Mello, encara o intercâmbio como um facilitador da aprendizagem. “Agora eles poderão conviver com essa língua, não só falando com as pessoas, mas vendo museus, lugares históricos, conhecendo a história de Malta, e isso realmente vem para complementar”.

A conquista destes alunos, acrescentou a gestora, tende a incentivar outros estudantes a buscarem o intercâmbio para complementar a educação. “Esse é um start. Hoje sabemos que os jovens procuram muito essa área de intercâmbio porque eles acham que é a maneira mais fácil de aprender. Outros alunos vão seguir o exemplo para estudar para que os próximos sejam eles”.