Cotidiano

Etapas do concurso público para professor do IFRR são suspensas

Novo cronograma será definido e divulgado pela Idecan, banca organizadora do concurso

Candidatos classificados no concurso público do Instituto Federal de Roraima para o cargo de professor de ensino básico, técnico e tecnológico (EBTT), regido pelo Edital 15/2019, precisam ficar atentos. O Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan), banca organizadora, e a Comissão de Acompanhamento do certame adiaram as etapas que ocorreriam neste mês.

Estavam previstas para este mês a “aferição da veracidade da autodeclaração prestada por candidatos negros” e a “aferição da veracidade da autodeclaração prestada por candidato autodeclarado com deficiência”. Com a decisão, essas e as etapas seguintes ficam adiadas para uma nova data, a ser especificada e divulgada, oportuna e amplamente, por meio do site www.idecan.org.br.

Conforme o comunicado, a decisão levou em consideração a repercussão mundial causada pela pandemia do coronavírus e as medidas emergenciais adotadas pelos governos estadual e municipal. Tanto o comunicado de adiamento como as publicações do edital estão disponíveis no link http://www.idecan.org.br/getConc.aspx?key=frqx7exYVDc=.

Para o cargo de professor EBTT, são ofertadas 46 vagas. As áreas são: Informática, Letras/Língua Estrangeira Espanhol, Administração, Educação Física, Pedagogia, Publicidade e Propaganda, Engenharia Agrícola, História, Comércio Exterior, Gestão Pública, Design Gráfico, Agronomia, Artes, Biologia, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Pesca, Física, Letras/Língua Portuguesa e Língua Estrangeira Inglês, Matemática, Zootecnia, Eletrônica e/ou Eletrotécnica e/ou Elétrica, Letras/Língua Portuguesa, Psicologia e Química.

O vencimento básico é de R$ 4.472,64 para o regime de trabalho de 40 horas semanais com dedicação exclusiva. A esse valor também poderão ser acrescidos auxílio-pré-escolar, auxílio-transporte e auxílio-alimentação, além da retribuição por titulação (RT), que pode chegar a R$ 5.143,54, para quem tem doutorado. Os professores ainda podem ser beneficiados com o reconhecimento de saberes e competências (RSC), direito previsto para a carreira do Magistério Federal de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, conforme o art. 18 da Lei 12.772/2012, de 28 de dezembro de 2012.