Cotidiano

Evasão de alunos cai pelo 3º ano seguido na UFRR

VANESSA FERNANDES

Editoria de cidade

[email protected]    

A evasão de alunos em cursos de graduação da Universidade Federal de Roraima (UFRR) reduziu pelo terceiro ano seguido, segundo dados fornecidos pela universidade para a Folha de Boa Vista. A média de evasão diminuiu 8,3 pontos percentuais entre os anos de 2016 e 2018.

Em 2016, a pesquisa realizada pela UFRR apontou que as taxas de evasão eram maiores entre ingressantes do Sistema de Seleção Unificada (SISU) em relação aos que entram na UFRR por meio do vestibular interno. 

A situação persistiu durante os últimos três anos. Como explica o diretor de assuntos pedagógicos, Vito Silva de Souza, apesar de não haver uma divisão específica sobre isto, entre os 5.320 calouros, a evasão é 12,7% maior entre ingressantes pelo sistema nacional em relação aos do vestibular interno.

Conforme Souza, os números não refletem perda institucional ou do ensino superior, uma vez que há transferências entre cursos dentro da própria universidade.

Os cursos com maior taxa de desvinculação – ao tomar como parâmetro o primeiro semestre de 2018, de acordo com indicadores da UFRR, são os cursos de Ciências Econômicas, Ciências Contábeis, História e Ciências da Computação, enquanto os de menor índice são Letras, Agronomia, Geografia e Enfermagem.

PRINCIPAIS MOTIVOS – Conforme estudos da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES) foi identificada a necessidade de flexibilização curricular como uma das razões da evasão, visto que aumentou a necessidade do estudante entrar cada vez mais cedo no mercado de trabalho. “Na UFRR, procuramos identificar estes alunos que se encaixam neste perfil, ou seja, que não conseguem acompanhar o período letivo, para que possamos evitar esta evasão” finaliza Souza.