Cotidiano

Evento celebra 25 anos da Ordem DeMolay em Roraima

O Primeiro Mestre Conselheiro Nacional da Ordem, Carlos Monjardim, veio para a capital ministrar uma palestra em alusão ao aniversário da organização 

Em comemoração aos 25 anos do capítulo da Ordem DeMolay em Boa Vista, um grupo de jovens patrocinados e apoiados pela Maçonaria, será realizado um evento neste sábado, 21, no auditório da OAB, na Avenida Ville Roy para o público, famílias maçônicas e convidados.  

Em Roraima, o Primeiro Mestre Conselheiro Nacional da Ordem DeMolay, Carlos Monjardim, irá ministrar uma palestra em alusão ao aniversário da organização, que contará com documentários e entrega de homenagens e honrarias aos jovens.  

“A palestra é para comemorar o aniversário e contar os princípios do início da Ordem DeMolay no Brasil, como aconteceu, quais foram as dificuldades, tudo que nós fizemos para expandir a Ordem, pois hoje nós somos uma potência com mais de três mil capítulos espalhados no Brasil”, disse Carlos em entrevista à Folha.  


Carlos Monjardim e Fernando D’Gilfa em entrevista para a FolhaBV (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Iniciando como DeMolay, o presidente conta sobre a importância da instituição ao decorrer da vida e os princípios e valores passados para os jovens iniciados.  

“Hoje a Ordem DeMolay na vida de qualquer jovem, como na minha ela serve de parâmetro para o aprendizado, para a formação do caráter e da personalidade. Então, a Ordem teve uma participação fundamental na minha vida, incitando a princípios e valores sadios que ajudam esse jovem a se desenvolver na sociedade com liderança”, ressaltou.  

Membro do Conselho Consultivo do Capítulo Boa Vista, Fernando D’Gilfa, é responsável pela mentoria dos membros em Roraima. Hoje com seis instituições funcionando no Estado, voltadas para à filantropia, como uma ordem iniciática, ritualística e filantrópica, o grupo também realiza ações em projetos sociais.   

Além disso, eles têm trabalhos voltados para a liderança juvenil voltados para o autoconhecimento e a contribuição para o próximo. “Esses meninos chegam muito novos, então, com o tempo, ali você aprende a ter uma oratória, saudar autoridades, procedimentos parlamentares, respeito, hierarquia e disciplina, dentre outros valores. Vivenciando, eles aprendem a gerir uma administração dentro daquele capítulo”, contou Fernando.  


Em arquivo histórico, a primeira reunião da Ordem DeMolay em Roraima, em 1997 (Foto: Arquivo Pessoal)

“O grande objetivo de nossa ordem é ensinar e praticar as virtudes que temos como base as 7 virtudes de um DeMolay. Nós procuramos ser melhores filhos, melhores irmãos e melhores amigos e que possamos ser melhores homens. E hoje, a semente plantada lá atrás está fazendo 25 anos e colhendo bons frutos”, finalizou Ricardo Gomes, que é grande mestre estadual da Ordem Demolay em Boa Vista.