Cotidiano

Evento reúne pessoas com deficiência em shopping

O evento disponibilizou livros em braile para que pessoas tivessem contato com histórias

Para a estudante e deficiente visual Eslyne dos Santos, 16 anos, a maior luta da pessoa com deficiência é ser vista como todas as outras pessoas. Foi contando sua história que ela chamou a atenção das pessoas que passavam pelo Roraima Garden Shopping. Ela aprendeu a lidar com a cegueira desde bebê. Por ter nascido prematura, a jovem passou seis meses na encubadora.

“Eu quero lembrar os pais e mães para não rejeitarem os seus filhos deficientes. Eu sempre tive apoio da minha família e isso me ajudou a superar todos os dias”, relatou.

No local, foram disponibilizados livros para que pessoas com e sem deficiência tivessem contato com as histórias em braille.

“De todos os livros, a minha história favorita é As Aventuras da Emília, escrito por Monteiro Lobato, por que me identifico com ela” contou.

A ação faz parte de uma série de atividades pedagógicas, físicas e esportivas que acontecem desde o começo da semana com o Festival Paralímpico 2019 e irá seguir até o dia 3 de outubro, outra data significativa onde se comemora o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.

“Nós trouxemos uma pequena mostra dos livros da nossa biblioteca que atende os deficientes físicos, são mais de 250 livros com várias temáticas, além de livros com fonte ampliada para aqueles que possuem baixa visão. Por hoje ser um dia especial realizamos esse evento para sensibilizar as pessoas para esse mundo da inclusão”, explicou a chefe da Divisão de Literatura, Livro e Leitura da Biblioteca Pública de Roraima, Kátia Drummond. 

Publicidade