Cotidiano

Ex-secretário João Pizzolatti está em presídio de Blumenau

Auditor fiscal está preso no presídio de Blumenau

A Justiça negou pedido de liberdade do ex-deputado federal João Pizzolatti, que está no presídio de Blumenau. A defesa informou que deve recorrer da determinação. Ex-secretário de Relações Institucionais em Roraima, Pizzolatti foi preso numa clínica de reabilitação em São José, na Grande Florianópolis, onde estaria fazendo tratamento para alcoolismo.

A prisão estava decretada desde 8 de maio porque ele descumpriu medida cautelar, sendo flagrado dirigindo mesmo com a carteira de habilitação suspensa.

O ex-deputado é réu por tentativa de homicídio doloso e embriaguez ao volante, em processo relacionado a um acidente de trânsito ocorrido no final de 2017, no qual ele admitiu ter dirigido bêbado. A batida deixou um homem gravemente ferido, que precisou de 11 cirurgias por ter sofrido fraturas e queimaduras de segundo e terceiro graus.

Além disso, o ex-deputado é réu em uma ação pelo STF por suposta prática de corrupção passiva qualificada, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha, no esquema de corrupção da Petrobras, popularmente conhecimento como “Operação Lava Jato”. Além disso, ele já possui condenação por ato de improbidade administrativa praticado no estado de Santa Catarina, decorrente de fraudes em procedimentos licitatórios e apropriação indevida de valores.