Cotidiano

Exames de tomografia são cancelados por falta de pagamento

Diagnosticada com câncer no abdômen, a denunciante disse que necessita da tomografia, para que o médico defina se passará por uma intervenção cirúrgica ou tratamento de quimioterapia

Com dores intensas, preocupada e sem perspectiva de tratamento, uma dona de casa de 39 anos, que preferiu não ter o nome revelado, pediu ajuda da FolhaBV na busca de uma solução para o problema que a aflige.

Diagnosticada com câncer no abdômen, ela necessita de uma tomografia do abdômen, tórax e pélvica, para que o médico defina se passará por uma intervenção cirúrgica ou tratamento de quimioterapia. O exame, que estava agendado para o dia 28 deste mês, foi cancelado pela clínica.

Moradora do município de Iracema, a 93 km de Boa Vista, foi orientada pela clínica a entrar em contato com a Sesau (Secretaria de Estado de Saúde) por meio de telefone, mas não foi atendido. A preocupação dela aumentou por conta da situação familiar.

“Tenho três filhos, e o de 15 anos é especial, tem paralisia e é totalmente dependente. Então fico muito preocupada com o tratamento parado. Não é somente a minha vida, mas a vida de outras pessoas que precisam de mim, como meu filho”, salientou.

A primeira consulta dela foi no Centro de Oncologia, no dia 5 de novembro, quando o médico avaliou e pediu o exame. “O médico deu certeza de 100% que é câncer, mas preciso do exame para fazer cirurgia porque o tumor no abdômen está crescendo, ou fazer quimioterapia”, reforçou.

OUTRO LADO – A Folhabv entrou em contato com a Sesau, que se manifestou por meio de nota. Confira a nota na íntegra:

A Sesau (Secretaria de Saúde), por meio da Coordenadoria Geral de Regulação, Avaliação e Controle, informa que o contrato com a Clínica Neuroscan, para a retomada dos procedimentos de tomografia e ressonância, será assinado na próxima segunda-feira, dia 23.

Ressalta que as tomografias sem contraste estão sendo realizadas no HGR (Hospital Geral de Roraima). Além disso, está sendo instalado um novo tomógrafo na unidade. Este equipamento deve começar a funcionar até o final do mês de dezembro.