Cotidiano

Exército quer diminuir ilícitos na fronteira

1ª Brigada Infantaria de Selva deflagra Operação Curare X no estado de Roraima

A 1ª Brigada de Infantaria de Selva (1ª Bda Inf Sl), deflagrou a Operação Curare X em todo o estado de Roraima nessa terça-feira, 21. A finalidade de reduzir ilícitos transfronteiriços e ambientais, intensificar a presença militar na Amazônia Brasileira.

A ação irá realizar operações militares preventivas e repressivas na faixa de fronteira do estado de Roraima, por meio de ações aéreas, terrestres e fluviais, em coordenação com Agências e Órgãos de Segurança Pública (OSP).

As tropas da 1ª Bda Inf Sl desencadearão ações planejadas, realizando Postos de Bloqueio e Controle de Estradas (PBCE) nas rodovias e vicinais do estado de Roraima em busca de contrabandos, armas e drogas; combatendo o garimpo ilegal; reprimindo a extração ilegal de madeira e intensificando a presença de tropas nas regiões de fronteira, em reforço às ações da Operação Controle.

Além das ações preventivas e repressivas, a Operação Curare X também irá prover apoio às Comunidades Indígenas localizadas na faixa de fronteira roraimense, por meio de Ações Cívico- Sociais (ACISO), tais como: realização de atendimentos médicos, odontológicos, e psicológicos; assistência social; palestras sobre proteção e valorização da mulher, dentre outros.

A Operação Curare X cumpre o dever legal previsto na Constituição Federal e está amparada nas Leis Complementares 97/1999, 117/2004 e 136/2010. Apoiam a operação as seguintes instituições: Fundação Nacional do Índio (FUNAI), Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), Departamento da Polícia Rodoviária Federal (DPRF), Receita Federal do Brasil (RFB), Polícia Militar do Estado de Roraima (PMRR), Polícia Civil de Roraima (PCRR), Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social (SETRABES), Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), Serviço Social da Indústria (SESI), Serviço Social do Comércio (SESC) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC).