Cotidiano

Exército resgata crianças Yanomami com desnutrição e malária

As crianças pertencem às comunidades Kunamariú, Hokomaua e Yaritobi; elas foram levadas ao Polo Base Surucucu, referência em saúde na região

Crianças indígenas com quadros de desnutrição e desidratação, foram resgatadas pelo Exército na Terra Indígena Yanomami e levadas para tratamento médico. A área é de difícil acesso e o resgate precisou ser feito por via aérea. 

Os resgates aconteceram entre os dias 31 de dezembro e 2 de janeiro, mas só foram divulgados nesta quinta-feira (12). Ao todo, 20 pessoas das comunidades Kunamariú, Hokomaua e Yaritobi, foram transferidas ao Polo Base Surucucu, referência em saúde na região.

Segundo o Exército, uma das crianças estava com malária e outra com pneumonia. Os militares foram informados que, devido à chuva, os indígenas tiveram dificuldade no plantio e, por deficiência alimentar, elas estavam fragilizadas.

O trabalho foi realizada por militares do 4º Batalhão de Aviação do Exército (4º BAvEx) em conjunto com os militares do 4º Pelotão Especial de Fronteira/Surucucu e com profissionais de saúde do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI).

Publicidade