Cotidiano

Exposição de Artes encerra Semana do Médico

O evento conta com quadros óleo sobre tela, da médica Patrícia Renovato, e exposição de plantas roseiras do deserto, e trabalhos em crochê da ginecologista Márcia Monteiro

Encerra nesta sexta-feira, 18, (Dia do Médico) a exposição de artes no Conselho Regional de Medicina de Roraima (CRM – RR). A iniciativa faz parte da Semana do Médico 2019, e a exposição é aberta para visitação em geral, das 9h às 15h.

O evento conta com quadros óleo sobre tela, da médica Patrícia Renovato, e exposição de plantas roseiras do deserto, e trabalhos em crochê da ginecologista Márcia Monteiro.

De acordo com a presidente do CRM-RR, Rosa Leal, a ideia é mostrar o lado além do trabalho como médico.

“Temos muitos profissionais que têm hobbys e diversos dons. A partir desta experiência pretendemos no próximo ano aumentar o leque de divulgação de trabalhos de artesanato, poesia, até mesmo de um sarau, entre outros”.

QUADROS – A médica Patrícia Renovato é formada pela Universidade Federal de Roraima (UFRR), tem residência em Clínica Médica e Medicina de Urgência, Patrícia sempre trabalhou no setor de emergência/urgência e na UTI do Hospital Geral de Roraima (HGR). Para relaxar da exaustiva rotina, que envolve uma longa carga horária de trabalho, ela lembrou-se da pintura e dos desenhos em papéis – paixão do tempo de criança – e comprou por um site da Internet algumas revistas que ensinavam a técnica de pintura óleo sobre tela. Depois de algumas lidas, ela resolveu praticar e desde então se passaram 10 anos e mais de 30 telas pintadas.

ROSEIRAS DO DESERTO – Com 20 anos de formação em Ginecologia e Obstetrícia, a médica Márcia Monteiro perdeu as contas de quantos partos realizou. Segundo ela, faz seis anos que conheceu as roseiras do deserto. “Quando eu trabalhava em Rorainópolis passava dez dias lá. Ao retornar a Boa Vista, todas as minhas plantas tinham morrido, menos os cactos, palmeiras e as rosas do deserto. Com isso fui me interessando, pesquisando sobre elas, comecei a me dedicar aos cuidados e a reprodução desta planta”, contou a médica.