Cotidiano

Exposição no Palácio da Cultura é inspirada em moradores de Roraima

Obras do artista Leandro Brito retratam homens e mulheres de diversas etnias e idades, entre indígenas, negros, brancos, crianças e uma mulher trans

Diversos rostos de moradores de Roraima inspiraram as pinturas do artista plástico carioca Leandro Brito. A exposição “Retratos de Roraima” segue até a próxima terça-feira (30), das 8h às 18h, no Palácio da Cultura Nenê Macaggi, no Centro.

“Nos acervos dos museus europeus e brasileiros encontramos muitos retratos de pessoas brancas. Pra essa exposição, decidi reunir apenas retratos de moradores de Roraima e como o estado tem uma população de origens muito diferentes, eu quis mostrar isso nas obras”, explicou.

A exposição retrata homens e mulheres de diversas etnias e idades, entre indígenas, negros, brancos, crianças e uma mulher trans. “Quero que o público que visita a exposição se sinta representado por ela e de alguma forma parte dela”, explicou.

Para pintar os quadros, Brito usou materiais como a aquarela, acrílica sobre tela, além de estêncil, grafite e pastel oleoso sobre papel. A segunda exposição de Leandro Brito em Roraima teve o apoio da Lei Aldir Blanc, criada em 2020 pelo Congresso Nacional para atender artistas prejudicados pela pandemia da Covid-19.

Professor do Instituto Federal de Roraima (IFRR), Leandro Brito é mestre em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e trabalha com a pintura desde 2010, quando se graduou na área. O carioca já teve os trabalhos expostos no Rio de Janeiro e no Maranhão.