Cotidiano

Exposição solar aumenta casos de câncer de pele

Entre os casos de câncer registrados em Roraima, o de pele é o que apresenta maior incidência. De acordo com Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) foram registrados 1.431 casos de câncer, dos quais 835 eram de pele, um total de 58,3%.

A dermatologista Ana Paula Vitti explicou que o fato de o estado estar abaixo da linha do Equador ajuda a aumentar esses dados. “As condições climáticas fazem que as incidências dos raios ultravioletas A e B sejam mais agressivas na nossa região”, explicou.

Segundo a especialista, a doença atinge mais trabalhadores rurais, pessoas que trabalham diretamente expostas ao sol. “Os trabalhadores da agricultura e da agropecuária estão mais expostas, mas hoje em Roraima, nós observamos muitas pessoas nas ruas em horários de alta exposição solar, o que não deveria acontecer”, reforçou.

O uso de protetor solar é muito associado às atividades de lazer principalmente em praias e piscinas, no entanto, a exposição solar diária, durante as atividades do dia a dia, como na locomoção a pé, no carro ou transporte coletivo, nas atividades de educação física em escolas e, especialmente, dos trabalhadores ao ar livre, é muito mais danosa à saúde da pele do que a exposição intencional.

“As pessoas precisam estar mais atentas, porque o câncer de pele é uma doença grave, que pode levar à morte. Uma boa alimentação e os cuidados com a saúde são fundamentais no combate, justamente, porque o stress e a falta de cuidados diminuem as defesas da pessoa, e isso pode influenciar na origem de tumores”, disse.

A especialista completou que no aparecimento de qualquer desses sinais o paciente deve procurar imediatamente um dermatologista para fazer os exames necessários. 

“Nós temos três tipos de câncer maligno, entre eles, o carcinoma basocelular (CBC) é o tipo mais comum de câncer de pele. Os efeitos colaterais são variáveis. Há pacientes que não experimentam qualquer desconforto, mas com frequência ocorrem vermelhidão, irritação e inflamação”, relatou.