Cotidiano

Extração ilegal de madeira é alvo de operação da PF

Ao todo, 23 mandados de prisão preventiva, seis de prisão temporária e 109 de busca e apreensão estão sendo cumpridos no Distrito Federal e em outros oito estados, incluindo Roraima

A Polícia Federal (PF) deflagrou nas primeiras horas desta quinta-feira, 25, ações da Operação Arquimedes, que visa desarticular esquema de corrupção responsável por extração ilegal de madeira na floresta amazônica.

Ao todo, segundo o órgão, 23 mandados de prisão preventiva, seis de prisão temporária e 109 de busca e apreensão estão sendo cumpridos nos estados do Acre, Amazonas, Distrito Federa, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Rondônia, Roraima e São Paulo, além do bloqueio de R$ 50 milhões nos CNPJs das empresas investigadas e outras 18 medidas cautelares

A linha de atuação a PF se baseou na leitura de dois inquéritos policiais envolvendo situações relacionadas à extração, exploração e venda ilegal de madeira. Ambos os processos apontaram a participação de servidores de órgãos ambientais, engenheiros ambientais, detentores de planos de manejo e proprietários de madeireiras.

A madeira extraída tinha como destino principalmente o mercado internacional, com destaque para os países da Europa, Ásia e Estados Unidos. Os investigados devem responder pelos crimes de falsidade ideológica no sistema DOF, falsidade documental nos processos de concessão e fiscalização de PMFS (Plano de Manejo Florestal Sustentável), extração e comércio ilegal de madeira, lavagem de bens, direitos e valores, corrupção ativa e passiva e de constituição de organização criminosa.

A reportagem da FolhaWeb entrou em contato com a Polícia Federal para saber quantos mandados estão sendo cumpridos especificamente em Roraima, e aguarda retorno.